Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de abril de 2012

 

Igreja debate saúde pública

 

 

        Entre os principais debates da campanha, destacaram-se a falta de recursos destinados à saúde pública e o fortalecimento das pastorais da Saúde e da Criança.

 

        A realidade da saúde no Brasil é o tema da Campanha da Fraternidade (CF) de 2012, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que termina nesta quinta-feira (5). “Esta abordagem foi escolhida para ampliar a discussão sobre as diversas facetas da saúde no país e as políticas públicas necessárias para enfrentar os gargalos do Sistema Único de Saúde (SUS). O propósito é melhorar os serviços, o acesso e a qualidade de vida das pessoas”, apontou o conselheiro nacional de saúde e representante da CNBB no CNS, Clóvis Boufleur.


        De acordo com o conselheiro, as mudanças alimentares da população brasileira nos últimos anos - que têm contribuído para elevar o quadro de obesidade –, o avanço da tecnologia, e o aumento da expectativa de vida dos brasileiros são alguns assuntos que ficaram em evidência durante as discussões da campanha.


        “Durante muitos anos a desnutrição esteve entre as primeiras causas de mortalidade infantil. O quadro mudou, e a desnutrição está sob controle na maior parte do país, ainda que existam áreas com altos índices de desnutridos. A obesidade, por outro lado, se transformou no vilão da história. Ela atinge muitos adultos e começa a se manifestar cada vez mais cedo nas crianças”, alerta Boufleur.


        Entre os principais debates da campanha, destacaram-se o fortalecimento das pastorais da Saúde e da Criança, que hoje lidam diretamente com ações voltadas para a saúde dentro da igreja, assim como a falta de recursos destinados à saúde pública.


        “É preciso acrescentar, como afirma o texto-base da Campanha da Fraternidade, que a falta de recursos está associada ao fato do direito à saúde estar sendo transformado em negócio. Isso porque há grupos econômicos que desejam a privatização da saúde”, sinaliza o representante da CNBB no CNS.


        O tema da Campanha da Fraternidade foi apresentado na 231ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde em março. Na avaliação de Boufleur, o colegiado reconheceu a importância da saúde pública também estar presente nestes espaços de igrejas e comunidades. “A discussão sobre a saúde requer a articulação intersetorial e envolve alimentação saudável, acesso à educação, trabalho, remuneração justa, promoção da mulher e da criança, ecologia e meio ambiente. Portanto, estamos em sintonia com o Conselho Nacional de Saúde em relação à defesa de ações de promoção da saúde e a defesa de vida”, considera.

 

Acesse o texto integral da Campanha da Fraternidade

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I