Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 05 de novembro de 2012

 

Belém sedia mais uma rodada de Oficina Regional de Educação Permanente

 

         Belém sediou, de 30 de outubro a 1º de novembro, no Gold Mar Hotel, a I Oficina Regional Compartilhada de Educação Permanente para o Controle Social no SUS, promovido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS).


         O objetivo foi debater a Política e o Plano Nacional de Educação Permanente (PNEP) para o Controle Social do SUS, tomando como base os eixos da PNEP que são a Participação Social, o Financiamento, a Intersetorialidade, a Informação e Comunicação em Saúde e a Legislação do SUS.


         A oficina também teve como finalidades: estabelecer agenda estratégica com articulação e ações intersetoriais para implantação do PNEP nas três esferas de gestão, criar espaços de diálogo entre todos os sujeitos sociais que têm interlocução no SUS; estabelecer interface entre as Políticas de Educação Permanente para o SUS, Controle Social e Educação Popular em Saúde; propiciar espaço de diálogos e troca de experiências e saberes entre as várias experiências sobre Educação Permanente; Programa de Inclusão Digital para o Controle Social; articular agenda para implementação e acompanhamento do Programa de Inclusão Digital dos Conselheiros de Saúde em todos s estados da região etc.


         Contando com palestras, debates e troca de experiências, o evento reuniu mais de 100 participantes entre conselheiros e profissionais de Saúde e Educação dos Estados da região Norte, o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, prestigiou o primeiro dia de oficina, levando sua mensagem aos participantes.


         O secretário de Saúde disse que é muito importante que os conselheiros sejam capacitados para exercer o controle social no Sistema Único de Saúde que “para começar é um modelo de sistema de saúde socialista em um mundo capitalista, havendo, portanto, muitos interesses contrários disputando espaço”.


         Ele também enfatizou a necessidade de a Saúde trabalhar de forma integrada com outras Políticas Públicas, especialmente com a Educação, para que comportamentos saudáveis sejam moldados desde a infância e os serviços de saúde não fiquem tão sobrecarregados com atendimentos de vítimas de acidentes e doenças que podem ser evitadas.


         De acordo com o CNS, para fortalecer os Conselhos de Saúde, em 2006, o CNS aprovou as Diretrizes Nacionais para a Educação Permanente de conselheiros em atendimento às reivindicações dos conselheiros por meio das conferências nacionais de Saúde e em 2007 foi aprovada a PNEP para o Controle Social. Desde então, o CNS, Conselhos Estaduais e Municipais deveriam pensar os Planos de Educação Permanente tendo como referência a Política Nacional.

 

Denise Miranda

denise.miranda@saude.gov.br

Assessoria de Impresa do CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I