Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 08 de outubro de 2012

 

Resolução nº 196: defesa e garantia dos sujeitos de pesquisa

 

        Há 16 anos a Resolução do CNS nº 196/96, estabelece as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Todos os Comitês de Ética e Bioética utilizam a norma para fundamentar e orientar suas ações em pesquisa com seres humanos.


        Na manhã desta quinta-feira, 8, o Pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS) debateu as alterações da Resolução nº 196/1996 com os convidados Carlos Augusto Grabois Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Sctie/MS) e Gysélle Saddi Tannus, coordenadora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).


        Para coordenadora da Conep, as alterações na resolução visam fortalecer o controle social na defesa e na garantia dos sujeitos de pesquisa (participantes em protocolos de pesquisa), na atualização dos termos, nas definições usadas na resolução e nas atualizações dos referenciais bioéticos que a resolução utiliza.


        Alguns parâmetros que envolvem as diferentes relações na sociedade mudaram, argumenta a coordenadora, e por isso, a revisão da resolução foi necessária para fortalecer aspectos que não foram analisados na primeira versão.  “Queremos dar respostas à sociedade sobre os questionamentos que envolvem as pesquisas em seres humanos e facilitar o entendimento dos sujeitos de pesquisa“, ressalta. Na oportunidade Gysélle Tannous destacou a necessidade de rever a forma de acreditação, uma espécie de certificação, dos Comitês de Ética e Pesquisa.


        Na avaliação do secretário Carlos Augusto Grabois Gadelha, “o momento é de grande convergência, onde a ciência, a tecnologia e o Sistema Cep/Conep são agendas, definitivamente, prioritárias”. Gadelha também destacou a importância da pesquisa, e de seus sujeitos, no desenvolvimento nacional sustentável, e especialmente para a produção de novos conhecimentos direcionados às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).


        O secretário reafirmou a importância da pesquisa no âmbito do SUS para qualificar a gestão. De acordo com ele, assim será possível traçar políticas públicas, projetos e programas, que efetivamente sejam benéficos para os usuários da saúde pública, finalizou.

 

        O Pleno do CNS deliberou o retorno do tema na pauta na próxima reunião, que acontecerá em dezembro.

 

Denise Miranda

denise.miranda@saude.gov.br

Assessoria de Impresa do CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I