Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de junho de 2012

 

 

 

 

Boaventura de Souza Santos debate sobre participação com conselhos nacionais

 

 

        Para ajudar a traçar com mais precisão o retrato da participação social no Brasil, representantes de 32 conselhos nacionais e gestores governamentais da área de participação social reúnem-se na próxima quarta (13), para o Colóquio Interconselhos, no Palácio do Planalto.  O encontro conta com uma palestra do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, um dos mais expressivos acadêmicos que colaboram nas reflexões sobre democracia e participação. O objetivo é compartilhar opiniões e impressões sobre a participação em governos democráticos no Brasil e na América Latina.

 

        “Diálogos como esse trazem a oportunidade de desenvolver uma reflexão crítica sobre a democracia participativa e suas práticas. Com ênfase na atuação dos conselhos nacionais e, em especial, do Conselho Nacional de Saúde, esperamos que o debate contribua para o aperfeiçoamento da participação social na direção de uma democracia de alta intensidade”, explica o secretário executivo do Conselho Nacional de Saúde, Márcio Florentino. Ele salienta que, ao promover um diálogo mais amplo sobre o tema da participação social, os conselhos nacionais procuram aprofundar mais as discussões sobre democracia, com base nas suas experiências.

 

        O encontro faz parte do esforço de consolidar, no Brasil, o papel das instâncias participativas e de controle social e que acompanham e constroem as políticas públicas do País. Na ocasião da vinda do sociólogo ao Brasil, será discutida proposta de cooperação internacional com o Centro de Estudos Sociais de Coimbra, sobre a experiência de construção do direito universal à saúde no Brasil e em contextos da América Latina.

 
Dia: 13 de junho

Horário: 9h às 12h
Local: Auditório do Anexo do Palácio do Planalto – Praça dos Três Poderes

 

Palestra nessa quarta às 9h em tempo real

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I