Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de maio de 2012

 

 

CNS defende inclusão de Classificação Internacional no SUS

 

 

        O Conselho Nacional de Saúde aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (9) uma resolução para que o Ministério da Saúde incorpore no Sistema Único de Saúde a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Para além de outras categorizações, a CIF considera o estado de saúde, função e estrutura corporal, atividades, participação (aprendizagem e aplicação do conhecimento), tarefas, fatores ambientais, como produtos e tecnologia, apoio e relacionamentos, serviços e sistemas e políticas, ou seja, o estado de saúde ampliado do indivíduo.


        De acordo com o texto da resolução, a implementação dessa classificação no SUS deverá, entre outros pontos, ser utilizado nas investigações para medir resultados acerca do bem estar, qualidade de vida, acesso a serviços e impacto dos fatores ambientais na saúde de cada um. A CIF será ainda uma ferramenta estatística na coleta e registro de dados – em estudos da população e inquéritos na população ou em sistemas de informação para a gestão. Servirá ainda como ferramenta clínica para avaliar necessidades e compatibilizar os tratamentos com as condições específicas, ampliando a linha de cuidado.


        O texto da resolução foi proposto pelo GT CIF formado por conselheiros nacionais de saúde, representantes do Ministério da Saúde e de outras áreas. O tema foi pauta da Reunião Ordinária do CNS realizada em março de 2011.

 

        Para a conselheira e representante do Conselho Federal de Fonoaudiologia e membro do GT, Cristina Biz, o grupo analisou experiências exitosas no uso da CIF, como o Novo Modelo de Avaliação da Funcionalidade e Incapacidade da Pessoa com Deficiência. Depois da implementação, constatou-se que houve em 2010 uma diminuição na busca por juizados para garantir o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social destinado ao idoso, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. “A utilização da CIF é de suma importância porque contem outras componentes que influenciam na saúde, que não apenas a classificação de doenças, tais como as funções, estrutura e outros”, resume Cristina Biz.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I