Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de maio de 2012

 

 

Controle social é fundamental

 

 

        A partir de abril, a rede do controle social do Brasil passou a contar também com conselhos de saúde indígena. A Portaria 755 do Ministério da Saúde definiu com detalhes a organização do controle social no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, coordenado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI/ MS). O controle social no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena será efetivado por meio dos conselhos locais de saúde indígena, dos conselhos distritais de saúde indígena e do Fórum de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena – colegiados que serão constituídos por ato do Secretário da (SESAI/MS).


        Assim como os conselhos de saúde municipais e estaduais, os conselhos locais de saúde indígena são órgãos colegiados de caráter permanente e consultivo. Serão constituídos no âmbito de cada distrito sanitário especial indígena e compostos por representantes eleitos pelas respectivas comunidades, respeitando a proporção de 50% de usuários, 25% de gestores ou prestadores de serviços do SUS e 25% de trabalhadores.


        Caberá aos conselheiros indígenas manifestar-se sobre as ações e os serviços de atenção à saúde indígena necessários às respectivas comunidades, avaliar a execução das ações de atenção à saúde indígena nas comunidades, eleger conselheiros representantes das comunidades indígenas para integrarem os conselhos distritais de saúde indígena e encaminhar propostas aos conselhos distritais de saúde indígena.


        O objetivo da portaria é alcançar uma participação mais efetiva das comunidades indígenas, dos gestores públicos das três esferas de Governo e dos profissionais e prestadores de serviços na área da saúde indígena na elaboração, aprovação, execução e controle das ações e serviços de saúde indígena, principalmente no que se refere ao Plano Distrital de Saúde Indígena, construído a partir das realidades locais das comunidades situadas nos limites de atuação de cada Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/SESAI/MS), e ao Plano Nacional de Atenção à Saúde Indígena, discutido, formulado e executado em atenção às diretrizes, às metas e aos objetivos nacionais da área da atenção à saúde indígena com participação efetiva do Ministério da Saúde, por meio de sua Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS).


        O Subsistema de Atenção à Saúde Indígena constitui-se instrumento vital para a consecução de ações e serviços de saúde à população indígena, motivo da necessidade de seu constante aperfeiçoamento pelo Poder Público, especialmente pelo Governo Federal na qualidade de seu coordenador, resolve:
Acesse aqui a portaria

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I