Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 12 de junho de 2012

 

 

 

 

Educar para qualificar: CNS trata educação permanente junto a gestores municipais

 

 

        “Construir um plano nacional de ações para execução da Política Nacional de Educação Permanente no SUS começa com um diálogo entre gestores, usuários, trabalhadores e a própria sociedade”, ressaltou o conselheiro nacional de saúde José Eri de Medeiros ao abrir na manhã desta terça-feira (12) a IV Oficina Participação Social e Políticas Públicas: a Política de Educação Permanente como Instrumento de Fortalecimento do Controle Social e da Gestão do SUS. A oficina fez parte da programação do XXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Maceió – Alagoas.


        Formular uma dinâmica de educação continuada com foco na qualificação reflete em melhor acesso e qualidade no atendimento dentro do Sistema Único de Saúde foi apontado pelos participantes como um instrumento importante dentro do processo de educação permanente. “Meu saber não tem que disputar com o saber do outro, ele tem que somar. Temos que ter uma educação permanente que se auto-avalia constantemente para modificar o que for necessário. Nesse sentindo precisamos romper a magnitude dos conhecimentos acadêmicos para mudar a realidade”, salientou o conselheiro estadual de Minas Gerais, Paulo Venâncio.


        Participar de capacitação deve ter como destino final a possibilidade de levar informação a quem está na ponta e que necessita saber sobre os direitos garantidos dentro do Sistema pontuou o conselheiro municipal de saúde de Maceió, José Wilton como essencial para avalizar a educação permanente destinada aos conselheiros de saúde. “É preciso que o conselheiro se apodere das informações para que eles possam levar para sua comunidade a capacitação recebida”, ressaltou.


Para a conselheira nacional de saúde, Cristina Biz, houve avanços significativos nos últimos anos em relação à formação dos profissionais do sistema público, porém chamou a atenção para a necessidade de se estabelecer planos de carreira que reconheçam a qualificação de seus trabalhadores. “Caso não haja uma política de recursos humanos não avançaremos na educação permanente. Para que o trabalhador queira se capacitar é necessário que ele tenha o reconhecimento dessas habilidades adquiridas”, ponderou.  


        A intersetorialidade da educação também foi destaque entre os participantes. Nesse sentido a conselheira nacional de saúde Rosângela Santos tratou da Lei Complementar nº 141 que traz a importância da educação permanente, além de novas atribuições para os conselhos de saúde. “A normativa nos coloca e nos faz pensar em um conceito de muita importância na atual sociedade que é o conceito de cidadania, e só chegamos a cidadania com participação ativa da sociedade. A saúde passa pela alimentação, educação, transporte, lazer e a base disso devem ser políticas transversais que perpassem por todos estes aspectos”, considerou a conselheira.

 

PNS

 

        Aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde, o Plano Nacional de Saúde estabelece que o SUS deve contribuir para a adequada formação, alocação, qualificação, valorização e democratização das relações de trabalho dos profissionais e trabalhadores da saúde. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 3,7 milhões de pessoas trabalham no setor saúde (público e privado) e para a representante da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Maria Auxiliadora “em nenhum outro segmento econômico o trabalho humano é tão importante. E dentro do processo de educação permanente não se pode pensar somente em cursos e capacitações, temos que ter como objetivo de ver a necessidade da saúde da população para se ter uma educação voltada para a transformação da realidade”, finalizou.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I