Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 14 de maio de 2012

 

 

 

Senado aprova criminalização de cheque-caução em atendimento

 

        Após ser aprovado pelo plenário do Câmara dos Deputados, foi também aprovado no Senado Federal o Projeto de Lei de Câmara (PLC) 34/2012, que criminaliza a exigência de cheque-caução, nota promissória ou qualquer outro tipo de garantia como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial. Para virar lei e para entrar em vigor, o projeto só depende agora da sanção da presidente Dilma Rousseff. O texto também proíbe a exigência de preenchimento por parte dos pacientes de formulários administrativos, como os de convênios, como condição para ser atendido em estado grave.


        A punição para quem descumprir a determinação será de detenção de três meses a um ano, mais multa. A pena poderá ser dobrada se a recusa de atendimento médico-hospitalar resultar em lesão corporal de natureza grave e triplicada se levar à morte do paciente.


        De acordo com a conselheira nacional Jurema Werneck, o texto aprovado pelo Congresso está em consonância com o posicionamento do CNS. “O Conselho já tinha manifestado o seu repúdio a omissão de socorro. Consideramos uma violação aos direitos à saúde das pessoas e da obrigação dos profissionais e dos serviços de saúde a falta de atendimento de urgência e emergência”, afirmou.


        Sobre este tema, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou em fevereiro deste ano um debate sobre a omissão de socorro no país. Na ocasião, o coordenador-geral da Rede Brasileira de Cooperação em Emergência, Armando de Negri apontou a necessidade de criação de mais leitos no Brasil.


        O Plenário do CNS aprovou durante a reunião do início do ano uma recomendação que estabelece entre outros pontos: a garantia efetiva de atendimento a todos os cidadãos brasileiros em todas as unidades de emergência independentemente da capacidade direta ou indireta de pagamento, mediante exame clínico completo, classificação de risco e registro sistemático dos atendimentos realizados.


        A recomendação do Conselho foi encaminhada às instâncias de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ao Ministério da Saúde e ao Congresso Nacional.

 

        Acesse aqui a recomendação do CNS sobre omissão de socorro em fevereiro de 2012

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I