Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 14 de maio de 2012

 

 

 

Indígenas recebem publicação sobre DST e hepatites

 

        “O corpo da gente é uma maloca; é a morada dos nossos espíritos. Assim como a maloca, nosso corpo tem estruturas que desempenham várias funções para sustentar e regular a sua existência. Se a pessoa não cuida do corpo, suas funções são prejudicadas pelas doenças, e os espíritos o abandonam. Por isso, precisamos cuidar do nosso corpo”. Essa visão do corpo pelos xamãs Marubo foi registrada na Série Educação preventiva para DST/HIV/Aids e hepatites virais entre os povos indígenas do Vale do Javari.


        A publicação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tem como objetivo fornecer material didático-pedagógico multilíngue e intercultural para subsidiar professores Marubo, Matis e Mayoruna (Matsés). Os livros também pretendem auxiliar nas ações de prevenção às doenças nas escolas indígenas e nos contextos comunitários em que se encontram.


        A série de livros está disponível para acesso na página da Unesco na internet. O material disponível também pode subsidiar debates dentro dos recentes criados Conselhos Distritais de Saúde Indígenas.

 

Conselhos de saúde indígena são parte das metas


        No Plano Nacional de Saúde (PNS) aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde, a população indígena merece atenção especial. A 6ª diretriz do PNS preconiza a implementação do subsistema de atenção à saúde indígena, articulado com o SUS, baseado no cuidado integral, com observância às práticas de saúde e às medicinas tradicionais, com controle social, e garantia do respeito às especificidades culturais.


        Desde de abril, a rede do controle social do Brasil passou a contar também com conselhos de saúde indígena. A Portaria 755 do Ministério da Saúde definiu com detalhes a organização do controle social no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, coordenado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI/ MS). O controle social no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena será efetivado por meio dos conselhos locais de saúde indígena, dos conselhos distritais de saúde indígena e do Fórum de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena – colegiados que serão constituídos por ato do Secretário da (SESAI/MS).

 

        Entre as metas previstas até 2015, estão também a de ampliar a cobertura vacinal para 80% da população indígena até 2015, conforme o calendário de imunização específico estabelecido pelo Ministério da Saúde, e implantar a estratégia “Rede Cegonha” nos 34 Distritos Sanitários Especial Indígenas.

 

Acesse aqui o Plano Nacional de Saúde

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I