Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 15 de fevereiro de 2012

 


Índice de Desempenho avaliará cumprimento de princípios e diretrizes do SUS

 

        A apresentação do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) marcou o início dos trabalhos do Conselho Nacional de Saúde (CNS), nessa quarta-feira (15), durante sua 230ª Reunião Ordinária. Para falar sobre o tema foram convidados Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira e Afonso Teixeira dos Reis, chefe e coordenador do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS do Ministério da Saúde, respectivamente.


        Ao contextualizar a construção do IDSUS, Paulo de Tarso Ribeiro informou que foram analisados diferentes índices existentes. O processo também contou com a participação de especialistas e a realização de uma consulta pública. “É preciso, no entanto, ressaltar que o índice não é um programa de avaliação do SUS, mas um primeiro elemento para que a avaliação seja feita”, afirma.


        Para o chefe do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS um índice de desempenho e pesquisas de qualidade do Sistema e a satisfação do usuário são os componentes para um programa de avaliação do Sistema. Durante a reunião, Paulo de Tarso assumiu o compromisso de incluir no IDSUS um recorte temático de populações específicas que forem identificadas em base de dados nacionais da saúde ou do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo.


        De acordo com o coordenador do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS do Ministério da Saúde, Afonso Teixeira dos Reis, o Índice de Desempenho do SUS pretende verificar o quanto o SUS está cumprindo seus princípios e diretrizes. “O que é avaliar o desempenho? Quanto, no caso do SUS, está sendo cumprido dos princípios e das diretrizes como, por exemplo, equidade, integralidade e participação social”, questiona.

 

        Em sua apresentação Afonso dos Reis afirmou que a avaliação do IDSUS tem como foco o usuário do SUS residente em cada município brasileiro. “Ele também avalia a regionalização, descentralização e a hierarquização e o resultado do que o SUS tem realizado nos três níveis de gestão”, ressalta.


        A escolha dos indicadores que compõe o Índice de Desenvolvimento do SUS privilegiou, segundo Reis, os relacionados ao acesso e efetividade como a cobertura populacional estimada pelas equipes básicas de saúde e a proporção de cura de casos novos de Tuberculose Pulmonar Bacilífera. Do conjunto de 24 indicadores do IDSUS, 14 são de acesso e 10 de efetividade. “Todos os resultados serão divulgados para o SUS municipal, estadual e federal, além da nota de desempenho das micro ou macro regiões de saúde”, informou.


        A previsão é a de que o Ministério da Saúde publique o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) no final de fevereiro ou início de março, segundo Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, chefe do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I