Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 16 de maio de 2012

 

Marcha dos prefeitos defende mais recursos para a saúde

 

 

img

        Começou nessa segunda-feira (15), a 15ª  Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Conferência Nacional dos Municípios (CNM), trazendo a Brasília cerca de 4 mil prefeitos de todo País. Conhecido como Marcha dos Prefeitoso encontro organizado anualmente já se tornou um referência de força municipalista. Este ano, na pauta das reivindicações está a defesa de mais recursos para a saúde.

 

        Ao comentar sobre a reivindicação de mais recursos para a saúde, o conselheiro nacional e representante da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira, ressalta que os prefeitos são fundamentais para o Movimento Saúde Mais Dez. “O município é a base sustentável de toda a política de saúde pública e é desta forma que deve ser visto pelo governo estadual e federal, para o fortalecimento e a sustentabilidade do SUS”.

 

        Ronald Ferreira indica que uma das tarefas a que se propõe o Movimento Saúde Mais Dez é agregar e incluir os prefeitos no Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública na coleta de assinaturas para projeto de lei de iniciativa popular assegurando o repasse de 10% das receitas da União para o Sistema Único de Saúde.

 

        O prefeito de Alto Araguaia (MT) Alcides Batista, que participa da Marcha dos Prefeitos, também destaca que a principal demanda para a saúde em 2012 é o aumento de repasse. “Sabemos que quem tem de resolver o problema da saúde são os prefeitos, o município, e não há recurso suficiente investir em uma saúde melhor para sociedade”, afirma o prefeito. Na avaliação de Alcides Batista, o conselho de saúde de seu município tem sido muito atuante: “sempre nos orienta e nos cobra bastante”.

 

        “Os conselhos de saúde são nossos grandes parceiros para que a saúde melhore e o SUS funcione”, ressalta prefeito de São Sebastião de Boa Vista, Getúlio Brabo. Ele também considera que os conselhos de saúde devem ter total liberdade e apoio para cumprir o que determina a Constituição Federal – “ou seja, acompanhar e fiscalizar a execução da políticas públicas de saúde”. Getúlio Brabo defende também o aumento de recursos para cuidar da saúde de São Sebastião de Boa Vista (PA) e de todos os municípios do Brasil. Para ele, outro aspecto preocupante é a dificuldade de os municípios menores contratarem profissionais de saúde.

 

        Para o coordenador da área de saúde da Conferência Nacional dos Municípios (CNM), Denilson Magalhães, o papel dos conselhos não é só o de fiscalizar. “É muito maior. O papel do conselho é o de participar efetivamente da gestão, aprovando políticas públicas para melhoria da saúde da população brasileira”, salienta.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I