Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 27 de setembro de 2012

 

2º Laboratório de Inovação recebe 61 experiências em participação em saúde

 

 

As inscrições para segunda edição do Laboratório de Inovação sobre Participação e Controle Social na Elaboração das Políticas, Ações e Serviços de Saúde superaram as expectativas. Ao todo, foram 61 inscrições, sendo que 50 delas preencheram de forma completa os requisitos do Edital. Destas, cerca de 40% tinham origem municipal, sendo originadas tanto em órgãos gestores como em conselhos de saúde. As restantes se dividiram, principalmente, entre as de origem estadual e não-governamental (a maioria), algumas originadas de instituições de ensino e pesquisa, além de uma originada do próprio Ministério da Saúde.

 

“Todas as regiões do país estão representadas e pelo menos 15 dos estados, além do DF. As experiências municipais de modo geral provêm de municípios médios e das capitais, mas há também aquelas originadas de municípios bastante pequenos”, adianta o consultor da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS / OMS no Brasil Flávio Goulart, observando que essa distribuição favorece a diversidade na representação das experiências que servirão de modelo para inspirar novas iniciativas. Ele observa ainda que 90% das inscrições se relacionaram a acesso, qualidade, intersetorialidade, financiamento, tecnologia de informação e comunicação relativos ao controle social.

 

“Do ponto de vista do conteúdo das experiências, é notável a presença marcante de práticas de aprimoramento e qualificação do processo de controle da saúde pela sociedade. Surgem como aspectos frequentes, também, a preocupação com a formação e a capacitação dos praticantes, a descentralização das ações participativas, o enfoque em prestação de contas, o uso de instrumentos e estratégias de comunicação, bem como de tecnologia de informação, entre outros. O foco no planejamento das ações dos conselhos e seu monitoramento também é frequente”, conta Goulart.

 

Não estão previstos prêmios em espécie, mas as melhores experiências serão apresentadas no 2º Seminário Internacional de Inovação sobre Participação e Controle Social na Elaboração das Políticas, Ações e Serviços de Saúde, que acontece em Brasília, nos dias 8 e 9 de novembro de 2012. As experiências selecionadas também serão incluídas na 2ª edição da publicação da série “Navegador SUS” sobre o Laboratório de Inovação, com circulação garantida no Brasil e demais países da América Latina e do Caribe.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I