Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de maio de 2012

 

 

 

 

Seminário retrata história de luta contra a morte materna

 

        A trajetória de ações para a melhoria da saúde da mulher no decorrer das últimas três décadas fez parte das discussões da primeira mesa - A importância do enfrentamento da mortalidade materna no processo de construção da Política Nacional de 1983 a 2012 – do seminário “O Enfrentamento da Morte Materna na Política e Atenção Integral à Saúde da Mulher”.


        De acordo com a conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Jacqueline Pitanguy, a história é marcada pela falta de políticas específicas para as mulheres já que por muito tempo as mulheres foram e ainda são vistas em muitos casos como reprodutoras. Pitanguy aponta como um marco a criação em 1983 do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) em meio ao período de democratização que o País vivenciava.


        Com o passar dos anos a conselheira explica que houve avanços no sentido de elaboração de portarias, programas e políticas destinadas às mulheres. Nesse sentido, nos dias atuais é necessário fazer uma análise dos índices de mortalidade materna a partir da exclusão. Segundo dados apresentados por Jacqueline Pitanguy, a maior incidência de morte materna está nas áreas mais carentes, mulheres de baixa escolaridade e sem acesso a saúde com qualidade.


        “Tivemos alguns avanços consideráveis, porém celebrar implica continuar refletindo, pois mesmo havendo programas específicos ainda estamos em um patamar de vergonha. Países como Chile e Costa Rica tem menos mortalidade que o Brasil, sendo 20 mortes a cada 100 mil e no Brasil são 60 óbitos a cada 100 mil. Diante desse quadro devemos garantir o acesso e alcançar índices compatíveis com os direitos das mulheres brasileiras”, afirmou.


        Para a representante da Rede Nacional Feminista, Maria José Araújo muitas mortes poderiam ser evitadas caso a atenção básica conseguisse oferecer o atendimento adequado. Em sua fala, Araújo disse que a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher aprovada em 2004 avança conceitualmente e reforça a integralidade nas ações, porém reforça que é necessário realizar um trabalho junto aos municípios na implementação dessa Política para consequentemente diminuir o índice de mortalidade materna. “Os municípios devem se ater a saúde das mulheres, pois são eles que qualificam realmente a saúde no Brasil. Caso isso não aconteça, o processo será lento e redução não será visível. O sucesso da Política depende principalmente dos municípios”, ressaltou.


        A expansão do Sistema Único de Saúde e o financiamento decrescente foram apontados pela representante do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, Ana Maria Costa, como pontos a serem analisados durante o debate sobre o enfrentamento a morte materna. Para ela, é primordial garantir a universalidade defendida na Reforma Sanitária e a partir dai efetivar as políticas específicas.


        “O nosso ideário de integralidade está longo do que sonhamos. É necessário garantir as condições ideais de saúde em todas as faces de vida da mulher, desde a infância até a velhice. Precisamos avançar para políticas não integral, mas de saúde integral, e nesse sentindo comprometer o conjunto do SUS com a promoção da saúde nos moldes que já se trabalha em outros casos, como é o da população negra”, disse.


        O seminário “O Enfrentamento da Morte Materna na Política e Atenção Integral à Saúde da Mulher” é uma realização do Conselho Nacional de Saúde, por meio da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMU).

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I