Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 31 de agosto de 2012

 


Educação Permanente: região Centro-Oeste prepara contribuições

 

Terminou nesta sexta (31), reunindo em Brasília representantes de conselhos estaduais e municipais da Região Centro-Oeste, a primeira rodada das Oficinas Regionais Compartilhadas de Educação Permanente para o Controle Social no SUS, organizadas pelo Conselho Nacional de Saúde, com o apoio da Secretaria de Gestão Participativa (SGETS) o Ministério da Saúde. O encontro, que durou três dias, foi um passo importante para que conselheiras e conselheiros de todo o Brasil comecem a elaborar em conjunto a Política Nacional de Educação Permanente no Controle Social do Sistema Único de Saúde, como previsto na 14ª Conferência nacional de Saúde, em 2011. Outra prioridade é a de intensificar e ampliar a rede de apoiadores do SUS por todo o País, fortalecendo os conselhos de saúde em escala nacional, estadual e municipal.

 

Cerca de 90 pessoas, incluindo conselheiros municipais, estaduais e nacionais de saúde, gestores, acadêmicos e trabalhadores, com intenso envolvimento no controle social em saúde do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, se dedicaram a rodas de conversa temáticas. O objetivo foi levantar as principais preocupações, questões e reflexões sobre os desafios e as perspectivas para que os conselhos de saúde cumpram com suas responsabilidades e tenham cada vez mais apoio para isso. Em seguida, apresentaram propostas de encaminhamentos para compor um documento prepara tório da Política Nacional de Educação Permanente no Controle Social do SUS. O mesmo trabalho será feito em outras regiões e a próxima rodada realiza-se no final de setembro, em Vitória, reunindo conselheiros de saúde das Regiões Sul e Sudeste, com representantes do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

 

Também foram apresentadas ações e estratégias que podem fortalecer e assegurar recursos para educação permanente nos conselhos. "Esta tempestade de ideias foi o catalizador das demandas e ansiedades dos atores que compõem os segmentos do controle social. A viabilidade destas propostas será feita por quem está gerindo o processo, de conseguir transformá-las em prioridade", avalia o conselheiro municipal de Corumbá (MS), Anísio Guilherme da Fonseca. Ele ressaltou que os conselheiros precisam de mais qualificação, porém querem ser respeitados pela experiência acumulada. "A intersetorialidade é interesse de todos, mas ainda é um processo em construção nos conselhos de saúde."

 

Para o conselheiro nacional José Eri Medeiros, coordenador da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS (CIEPCSS/CNS), o encontro foi produtivo por causa da boa integração e adesão dos estados. “A metodologia das rodas de conversa, inspirada em método do educador Paulo Freire, permitiu uma discussão mais aprofundada e mais participativa. No processo de democratização social, estamos nos apropriando melhor de nosso papel no processo de cidadania", considera.

 

Temas estratégicos sobre o papel dos conselhos de saúde foram trazidos para as rodas de conversa, como estratégias de comunicação e informação, financiamento da saúde e inclusão digital, entre outros. Para além da capacitação técnica, que também foi contemplada em vários momentos, a oficina reforçou mais ainda o papel político dos conselhos de saúde. “Os conselheiros tem acúmulo de experiência para acompanhar a questão financeira e orçamentária”, confirma o consultor técnico da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento do CNS, Francisco Fúncia, que participou de roda de conversa sobre a Lei Complementar 141, que dispõe sobre repasse de recursos da saúde e explicita o papel dos conselhos nesse processo.

 

“A grande contribuição das conselheiras e dos conselheiros que estão participando desse processo, incluindo também os multiplicadores em suas regiões, será a de trazer mais pessoas para participar da defesa do SUS nos conselhos, nas entidades e em várias instâncias do governo e da sociedade civil”, aponta o secretário executivo do CNS, Márcio Florentino.

 

Ao final do encontro, já levando à relatoria as propostas encaminhadas para dar início ao documento coletivo de sua região, os participantes celebraram o resultado do trabalho com uma apresentação de músicas do Pantanal, sinalizando um entrosamento cada vez maior e prestigiando a cultura do Centro-Oeste. O próximo encontro, em Vitória, de 24 a 27 de setembro, será a próxima oportunidade de integração, na segunda rodada do trabalho que envolve conselheiros de todo o País para a construção do Plano Nacional de Educação Permanente no Controle Social do SUS.

 

Acesse aqui os trabalhos apresentados na Oficina Regional Compartilhadas de Educação Permanente para o Controle Social no SUS do Centro-Oeste

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I