Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de fevereiro de 2013

 

 

 

 

Atores da saúde constroem o planejamento estratégico do CNS para 2013/2015

 

        Com o intuito de planejar a nova gestão 2013/ 2015, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza nos dias 19 e 20 de fevereiro, a 51ª Reunião Extraordinária e o primeiro dia da 242ª Reunião Ordinária para a elaboração do Planejamento Estratégico do CNS, na perspectiva de uma articulação sistêmica com os demais órgãos de controle e participação social do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

        O CNS, como órgão autônomo, paritário, diverso, democrático e participativo norteia a nova gestão do conselho e por isso, 180 pessoas, entre conselheiros nacionais de saúde – titulares e suplentes-, coordenadores de plenárias de Conselhos de Saúde, representantes dos segmentos dos usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços, além dos técnicos e assessores do CNS, foram convidados a participar da elaboração desse planejamento participativo.

 

 

        Cinco dimensões foram elaboradas para compor os objetivos específicos do planejamento: atualizar, validar a missão do CNS; realizar análise situacional de estrutura e funcionamento do conselho; elaborar um plano de ação com o planejamento da etapa de gestão, monitoramento e avaliação do plano; articular estratégias de planejamento com os Conselhos Estaduais de Saúde e Plenárias dos Conselhos e promover o reconhecimento mútuo de atores chaves para o planejamento do CNS e do Sistema Nacional de Participação e Controle Social do SUS.

img

Grupo 1

 

 

        O professor da Universidade de Brasília, Antônio Cardoso, do Departamento de Saúde Coletiva, foi chamado para apoiar e orientar as etapas do planejamento estratégico. Para desenvolver as atividades, o professor escolheu como método de trabalho o enfoque participativo do Planejamento Estratégico Situacional (PES), de Carlos Matus, que será realizado em três etapas: construção da missão, análise de situação e desenvolvimento do plano.

 

        Na primeira etapa, os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalhos e ao final das reuniões apresentaram relatórios das atividades desenvolvidas. Cada grupo trabalhará um tema específico, sendo eles: fortalecer o SUS e seus órgãos de Controle Social e mobilizar a sociedade em defesa do direito à saúde; Participar da formulação da política nacional de saúde; Participar do controle da execução da política nacional de saúde; Deliberar, encaminhar e avaliar a Política de Gestão do Trabalho e Educação para a Saúde no SUS e Acompanhar o processo de incorporação científica e tecnológica no País.

 

img

Grupo 2

 

 

 

        A proposta para o produto da primeira etapa da elaboração do plano, a construção da missão do conselho, foi pensada a partir das expectativas dos conselheiros do CNS apresentadas na 241ª Reunião Ordinária, a primeira da nova gestão. Entre as expectativas apresentadas pelos conselheiros, estão a perspectiva de ampliação do diálogo entre os conselhos estaduais, municipais e o nacional, a mobilização para valorização dos trabalhadores da saúde, entre outras.

 

img

Grupo 3

 

 

 

        Na abertura do encontro, a presidenta do CNS, Socorro Souza, ressaltou a idéia de tentar reunir todos aqueles ligados ao CNS e ao controle social no âmbito do SUS. “Reunimos esforços com a idéia de trazer todos os participantes, titulares e suplentes, e todas as representações para se integrarem e se conhecerem dentro dos grupos de trabalhos. O grande diferencial é planejar para os próximos três anos, antes o planejamento era feito pensando em um ano de gestão”.

 

 

img

Grupo 4

 

   

     A intenção do encontro, além de definir a estratégia de atuação do CNS, é também de proporcionar espaços de diálogos entre os sujeitos envolvidos. Como dito pela presidenta do Conselho nacional de Saúde na 241ª Reunião Ordinária, a idéia da nova gestão é de partilhar poder, pensar em espaços de interlocução entre representações, governo, e todos os sujeitos envolvidos na saúde e SUS. 

 

 

img

Grupo 5

 

 

 

        Para acessar as fotos do primeiro dia da 51ª RE do CNS, clique nas imagens acima. Ou clique aqui.

 

 

Fotos: Rafael Bicalho

Ayana Figueiredo

ayana.figueiredo@saude.gov.br

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I