Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 1º de abril de 2013

 

 

 

 

Ato dia 10/04, em Brasília, pede 10% dos recursos da União para Saúde

 

        O Movimento Saúde+10 realizará Ato em Defesa da Saúde Pública. A iniciativa das dezenas de entidades que participam do Movimento visa fortalecer o Sistema Único de Saúde. Durante a realização do Ato, será anunciada a primeira contagem oficial de assinaturas coletadas para o Projeto de Emenda Popular que assegura 10% dos recursos correntes do orçamento da União para a Saúde.


        O coordenador do Movimento, Ronald Ferreira dos Santos – presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos – alerta que a sociedade brasileira precisa se mobilizar para conquistar recursos que garantam os objetivos do SUS. “O SUS foi criado para dar atendimento integral à saúde da população brasileira. Somos referência internacional em atenção à saúde. Porém, quando perdemos a ampliação dos recursos no processo de regulamentação da Emenda Constitucional 29, perdemos a capacidade de estruturar adequadamente nosso sistema, para garantir a integralidade e universalidade do atendimento. Optamos, então por fazer uma ampla mobilização junto à sociedade, que são os usuários do SUS, para coletar assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular e neste processo dialogar com as pessoas sobre a importância do SUS. Temos tido um ótimo retorno e vamos sair vitoriosos desse movimento”, alerta Ronald.

 

O movimento
        Criado há um ano, o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública tem como objetivo a coleta de aproximadamente 1 milhão e quinhentas mil assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar no 141, de 13 de janeiro de 2012.


        A iniciativa visa agregar, de maneira contínua e crescente, entidades organizadas e as diversas instituições, numa mobilização suprapartidária que envolva toda a sociedade, para encaminhar à Câmara Federal as assinaturas necessárias para o projeto.


Serviço
Ato em defesa da Saúde Pública
Data: 10 de abril
Horário: 9h

Concentração: Em frente à Catedral Metropolitana de Brasília

 

 

        Você já conhece a página oficial do CNS no Facebook? Clique aqui e curta!

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I