Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 29 de abril de 2013

 

 

 

 

Macau: Saúde aposta no fortalecimento do Controle Social

        A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho de Saúde de Macau inovaram, numa atitude empreendedora no Rio Grande do Norte. O Conselho de Saúde se inseriu nas redes sociais visando à interação com a comunidade, a disseminação de informações de saúde e o fortalecimento e expansão do controle e participação social.

 


        Na última reunião ordinária, ocorrida nesta quarta-feira, 17, o conselho mostrou que está um passo a frente dos demais conselhos. A reunião foi aberta a sociedade através da internet, onde os cidadãos podiam enviar suas críticas, sugestões e dúvidas diretamente para os conselheiros que estavam no plenário para responder aos munícipes.


        Já está sendo estudada a possibilidade de transmissão em tempo real das reuniões do Conselho de Saúde via internet. Essas ações só estão sendo possíveis graças a ação da Prefeitura Municipal de Macau, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, que através do Programa de Inclusão Digital (PID) conseguiram estruturar o Conselho de Saúde, com equipamentos de informática, televisão e com o canal saúde. A contrapartida do município foi a estruturação física com sala ampla para reuniões, internet WI-FI, mobiliário e demais materiais de expediente.


        “É importante destacar que o Conselho de Saúde de Macau possui dotação orçamentária própria, Comissões Permanentes, Grupos de Trabalho, Mesa Diretora e Secretaria Executiva, o que mostrar que o Controle Social da saúde está respeitando as diretrizes da Resolução nº 453, do Conselho Nacional de Saúde e também da legislação do SUS, no que tange ao Controle Social”, disse a secretária municipal de saúde, Denise Aragão.


        Na Reunião Ordinária do Conselho de Saúde, os Conselheiros de Saúde foram instruídos pela equipe da Secretaria de Saúde para monitorarem as entradas de recursos financeiros para o Fundo Municipal de Saúde de Macau, onde qualquer cidadão pode consultar, através do sítio www.fns.saude.gov.br.


        Entre os principais assuntos de pauta estavam: a apresentação de visitas as unidades de saúde realizadas pela Comissão de Análise e Vigilância em Saúde e Grupo de Trabalho; e a apresentação do projeto para implantação do SAMU em Macau.


        Uma notícia importante é que o Pleno do Conselho de Saúde prorrogou o prazo do Edital de Convocação de novas entidades e representantes para o biênio 2013-2015 até o dia 02 de maio.

 

        Você já conhece a página oficial do CNS no Facebook? Clique aqui e curta!

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I