Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de setembro de 2013

 

 

Participação Social e Reforma Política são debatidas no 249º Pleno do CNS

 

 

         Participação Social e Reforma Política é o tema do terceiro item de pauta da 249ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde. Para esse debate foram convidados o Coordenador Geral de Mecanismos Formais de Participação Social da Presidência da República, Marcelo Pires Mendonça, a Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Indira Ernesto Quaresma, o Secretário Executivo do Conselho Nacional de Juventude, Bruno de Oliveira Elias, e o Secretário Executivo do Conselho Nacional de Saúde, Márcio Florentino Pereira. 

 

Indira Ernesto Silva Quaresma, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, afirma: "Há um sentimento geral na população brasileira de que as coisas não vão bem".

 

         Marcelo Pires enfatizou a importância dos Conselhos Nacionais como um canal de diálogo entre a sociedade civil e o poder público e destacou a necessidade de debater o conceito e a estrutura organizacional dos Conselhos Nacionais. Já Indira Ernesto chamou a atenção para a série de manifestações populares ocorridas em junho de 2013, que refletem a insatisfação da população com a incompatibilidade entre a situação econômica do Brasil e a qualidade de seus serviços públicos. Segundo ela “a participação popular deve ser princípio primordial do governo e a Ordem dos Advogados do Brasil está empenhada para que haja uma reforma política profunda no país”.

 

"1/4 da população brasileira é composta por jovens, tendo um impacto no debate da participação política. Isso foi manifestado nas ruas, aumentando uma diversidade de pauta que vimos como inédita nos últimos meses", afirma Bruno de Oliveira Elias, Secretário Executivo do Conselho Nacional de Juventude.


         Aproveitando o tema das manifestações de junho, Bruno Elias destacou a necessidade de “repensar o papel de nossos instrumentos de democracia participativa” e Márcio florentino finalizou a apresentação com uma reflexão sobre o caráter humano e social da saúde e sobre a ampliação da comunicação em rede como um importante instrumento de mobilização e debate.

 

"O recado das ruas, em julho, não foi só para o governo ou partidos políticos, mas para a sociedade inteira", afirma o Coordenador Geral de Mecanismos Formais de Participação Social da Presidência da República, Marcelo Pires Mendonça


         Clique aqui e acesse a pauta da 249ª RO.

 

Fotos: Rafael Bicalho - ASCOM/SE/CNS Clique para acessá-la em alta qualidade.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I