Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 22 de outubro de 2013

 

 

Sancionada lei que institui o Programa Mais Médicos

 

 

         Nesta terça-feira, 22, foi sancionada no Palácio do Planalto a Lei que institui o Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, que visa aumentar o efetivo médico nas regiões sem profissionais, municípios do interior e periferias de grandes cidades exclusivamente na atenção básica com médicos brasileiros e estrangeiros.

 

         Representantes do Conselho Nacional de Saúde estiveram presentes e prestigiaram a solenidade. Ivone Evangelista Cabral, profissional de saúde representante da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), ao falar sobre o programa, garante: “É o SUS que efetivamente chega para TODOS, no sentido estrito da palavra; é mais acesso do povo brasileiro aos profissionais de saúde, ao médico que trabalha no interior dos municípios e estados do país”.

 

         Durante a solenidade foi feita uma homenagem ao médico cubano Juan Delgado, que recebeu o primeiro registro de médico intercambista. Juan foi um dos primeiros a chegar ao território brasileiro, no início do Programa, sendo o alvo de vaias de pessoas que são contra o Mais Médicos.

 

         Maria do Socorro de Souza estava presente durante o evento. “Chorei o tempo inteiro, fiquei muito emocionada”, afirma a Presidenta do CNS ao lembrar-se do momento. Além disso, emociona-se ao lembrar-se do encontro com Juan, “Contei para Juan que sou uma representante do Controle Social. Que aqui no Brasil temos este espaço de controle das políticas de saúde e que eu represento populações do meio rural”.

 

Maria do Socorro de Souza registra o encontro com Juan Delgado

 

         Edmundo Omoré, membro do CNS e representante dos indígenas, participou também da solenidade do Palácio e comemorou a ida de médicos para os Distritos Sanitários Especiais de Saúde  Indígena – DSEI – em todo país.

 

Representantes indígenas celebram o Programa Mais Médicos

ao lado do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha

         Mais de 4 mil municípios aderiram ao Programa e apontaram 16.625 vagas para atuação nas unidades básicas de saúde. Os trabalhos desses profissionais devem ser fiscalizados pelos Conselhos Regionais de Medicina, órgãos também responsáveis por liberar os registros provisórios para os médicos estrangeiros.

 

         O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, emocionou-se ao falar sobre o programa. “O Brasil não está importando armas, estamos importando médicos”, afirma. Padilha trouxe diversos testemunhos de usuários, de diferentes unidades do Brasil e em um discurso emocionante interpretou a fala dos usuários quanto ao acesso e condições de tratamento.

 

Maria do Socorro concede entrevista sobre o Programa

 

         A solenidade no Palácio do Planalto bateu o recorde de presença de parlamentares do Senado e Câmara no ano de 2013. Dilma Rousseff, Presidenta do Brasil, ao discursar sobre o Programa agradeceu à dedicação dos médicos estrangeiros, “Eu queria cumprimentar cada um dos médicos e das médicas, porque eles representam muito bem a grande nação latino-americana”. Ainda afirma que esse é apenas um começo na melhoria da oferta do serviço de saúde.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I