Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 31 de outubro de 2013

 

 

Dia Nacional de Atenção às Doenças Reumáticas é comemorado no dia 30 de outubro

 

         Dia 30 de novembro é o Dia Nacional de Atenção às Doenças Reumáticas. O objetivo da data é chamar a atenção da população para o tratamento da doença e seu diagnóstico precoce.

 

         O reumatismo é um termo usado para designar uma série de doenças que afetam o aparelho locomotor. Essas doenças atingem pessoas de todas as idades, sendo mais comuns entre as mulheres de 30 a 40 anos, e podem ter seus sintomas identificados pelo próprio paciente. Alguns dos sintomas mais comuns são dores nos ossos e articulações ou órgãos como olhos, pulmões, rins e pele. São conhecidos mais de 100 tipos de doenças reumáticas, e as mais comuns são artrite reumatóide,  orteoporose,   fibromialgia, febre reumática, gota, tendinite e bursite.

 

         Para a Associação Nacional de Grupos de Pacientes Reumáticos (ANAPAR), a data é um importante marco porque gera um movimento de sensibilização em torno das doenças reumáticas, ajudando a divulgar tratamentos e possibilitando aos pacientes uma melhor convivência com a doença.

 

         Em 2013, uma grande conquista para o tratamento de doenças reumáticas foi a aprovação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Artrite Reumatóide, que contém o conceito geral da doença e estabelece, no Brasil, critérios para seu diagnóstico, tratamento e acompanhamento.

 

         Segundo Carlos Eduardo D. Tenório, presidente da ANAPAR e Conselheiro Suplente do CNS, ainda há muitos desafios a serem enfrentados, entre eles o acesso à informação para o diagnóstico precoce do reumatismo e a aprovação de protocolos que dêem parâmetros para o tratamento de outras doenças reumáticas. Ele afirma: “O tratamento dessas doenças é considerado um dos mais caros no Brasil. Os gastos são comparáveis com os investimentos em tratamentos de doenças cardíacas e câncer. Algumas doenças reumáticas não possuem protocolos clínicos, e as pessoas têm dificuldade de acesso ao tratamento e à medicação. É preciso reverter essa situação e permitir aos pacientes acesso a um tratamento gratuito e de qualidade.”

 

         No dia 30, o Ministério da Saúde lançará uma campanha de esclarecimento sobre o reumatismo no Brasil.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I