Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 4 de dezembro de 2013

 

 

Indígenas fazem manifestação na Esplanada para garantir

demarcações e regularização de terras

 

         Cerca de 500 indígenas do todo Brasil, fizeram hoje uma manifestação na Esplanada dos Ministérios em Brasília; tentaram ser recebidos pela Presidenta Dilma Rousseff e forçaram uma audiência com o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Os Indígenas protestam contra uma proposta do Governo Federal, que altera a forma de demarcação de terras, segundo as lideranças indígenas, com essa proposta, os estados e outros ministérios, além do Ministério da Justiça, teriam  poderes para mudar a forma de demarcação, o que seria um retrocesso e teria interferência dos ruralistas, garantem as lideranças indígenas.

 

Foto: Luiz Parahyba - ASCOM/SE/CNS


         A assessoria do MJ recebeu uma comissão de 50 indígenas (10 por região), com representatividade de todas etnias. A porta voz do movimento indígena brasileiro, Sônia Guajajara e coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB),  disse que a comissão foi recebida pela assessoria do Ministro  José Eduardo Cardozo e que informaram que só aceitam discutir a questão da demarcação de terra e regularização fundiária, com o próprio ministro.

 

         No final da manhã os manifestantes voltaram para o Centro Internacional de Convenções em Brasília, onde participam da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena. Segundo Sônia Guajajara, a assessoria do Ministro José Eduardo Cardozo, garantiu que até sexta-feira irá receber a comissão para discutir a publicação ou não da Portaria que muda os critérios de demarcações de terras indígenas.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I