Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 14 de janeiro de 2014

 

 

Sesa capacita psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros para atender vítimas das chuvas no ES

 

        Para qualificar ainda mais o atendimento às vítimas das enchentes no Estado, principalmente aqueles que ficaram desalojados e desabrigados em função das últimas chuvas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está realizando oficinas para capacitar psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros que atuam nos serviços públicos de saúde e de ação social e nos programas de Saúde Mental dos municípios. O objetivo é ter profissionais preparados para atuar em situação de emergência e desastres.

        Na tarde desta sexta-feira (10), até às 17h30, estão sendo capacitados profissionais da Grande Vitória, no auditório da Sesa, na Enseada do Suá. A organização tem apoio do Conselho Regional de Psicologia. O secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, participou da abertura da atualização.

        “O processo de reconstrução não é fácil. Há pessoas no Estado que perderam tudo, perderam casa, o comércio, sua lavoura, seu meio de sobrevivência ou um ente querido. O governador Casagrande tem sido incansável no esforço de reconstruir e dar conforto às famílias atingidas pelas enchentes. E é disso que se trata essa capacitação: cuidar das pessoas em seu sofrimento e ajudá-las a se refazer e retomar seu cotidiano”, ressaltou o secretário.

        As oficinas são direcionadas, inicialmente, para as regiões mais atingidas. A primeira rodada aconteceu em Colatina, na última segunda-feira (06), e em Itaguaçu, na quarta (08). Na próxima segunda-feira (13), a oportunidade de atualização atingirá profissionais de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina. O curso será das 13 às 17 horas, no auditório da Casa da Cultura, em Santa Teresa.

        “As Oficinas de Atenção Psicossocial em Emergências e Desastres visam preparar minimamente os profissionais que vão acompanhar as vítimas das enchentes no Estado no que tange à redução de danos à saúde mental das comunidades atingidas e à intervenção imediata aos casos mais graves identificados neste processo. Busca também fortalecer as práticas intersetoriais preconizadas pelas políticas do Sistema Único de Saúde e de Assistência Social”, informou a referência técnica da Sesa em Saúde Mental Fernanda Tassis.

 

Fonte: Clique aqui

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I