Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 19 de março de 2014

 

 

255ª Reunião Ordinária do CNS debate  atenção à saúde da população em situação de rua

 

 

        Hoje (19), o Conselho Nacional de Saúde trouxe como pauta a atenção à saúde da população em situação de rua. Maria Lúcia Santos, Coordenadora Nacional do Movimento da População de Rua, apresentou ações realizadas pelo movimento, como a capacitação profissional e política de pessoas em situação de rua, ações essas que empoderam os indivíduos e permitem que eles sejam sujeitos ativos no debate sobre seus direitos. Lúcia protestou: “Não somos contabilizados pelo censo, logo, não existimos na perspectiva do governo. Se não existimos, não somos inseridos nas políticas públicas. O Movimento da População de Rua vem pedir um comprometimento com essa causa, pois a implementação da política para a população em situação de rua significa para nós a diferença entre a vida e a morte”.


        Rui Leandro Silva (DAGEP/SGEP/MS) apresentou as ações do Ministério da Saúde na promoção da saúde da população em situação de rua, como a instituição do Comitê Técnico para População em Situação de Rua, a publicação do Plano Operativo para Implementação das Ações em Saúde da População em Situação de Rua, e a execução do Programa Consultório na Rua, que conta com 114 equipes em ação.  Rui ainda apontou desafios como a inclusão da Política Nacional para População em Situação de Rua no escopo da Atenção Básica.

 

Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/CNS


        No debate, conselheiros e conselheiras nacionais de saúde chamaram atenção para a transversalidade do tema e sugeriram aproximação das demandas da população em situação de rua com outras causas, como atenção à saúde mental, DST/AIDS e saúde integral de travestis e transexuais. Foi enfatizada a necessidade de capacitação de profissionais para atendimento à população em situação de rua, permitindo um tratamento humanizado, que reconheça as especificidades desse segmento populacional e cesse casos de impedimento de acesso aos serviços públicos de saúde. Na discussão, também foi ressaltada a necessidade de respeito ao direito de estar na rua, não minimizando a questão a tentativas de normatização, mas pensando no acesso à saúde a partir da aceitação e compreensão das diferenças.


        A presidente do CNS, Maria do Socorro de Souza, finalizou: “A chegada do Movimento da População de Rua ao CNS nos imerge em um universo desconhecido, nos leva a uma escuta cuidadosa e emocionada e nos faz refletir sobre o envolvimento engajado com essa pauta. Não podemos deixar que a população em situação de rua continue invisível nos espaços de discussão de políticas públicas de saúde.”

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I