Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 3 de junho de 2014

 

 

CNS debate a regulação da força de trabalho para o SUS no XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

 

 

        No segundo dia do Seminário ”25 anos do SUS e os Desafios para a 15ª Conferência Nacional de Saúde” o tema de debate é a participação social na regulação da força de trabalho para o SUS.


        Maria Helena Machado, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ESPN – Fiocruz) apresenta um panorama acerca das profissões de saúde, suas principais características e sua regulação.

 

        Em sua exposição, a pesquisadora apresenta conceitos que diferenciam trabalhadores e profissionais de saúde, sendo os primeiros aqueles que possuem formação específica na área de saúde e os segundos os que atuam na saúde, independente da formação.  Segundo Maria Helena, o uso desses conceitos é útil para a gestão do trabalho e da educação, especialmente na definição de carreiras.

 

Maria Helena Machado discursa. Foto: Luiz Parahyba/CNS

 

        Ivone Cabral, conselheira nacional de saúde e representante da Associação Brasileira de Enfermagem, apresenta uma perspectiva dos marcos regulatórios das profissões de saúde. Ela afirma: “A gestão do trabalho em saúde é estruturante para viabilizar o SUS, é preciso incluir esse tema na agenda política do governo, propondo políticas de gestão e estruturação do trabalho em saúde, para garantir melhor qualidade dos serviços.”

 

        A área da saúde abrange mais de 3 milhões de trabalhadores, sendo que metade é composta por profissionais de enfermagem. Apesar do fato de a saúde ser um bem essencial à sociedade, essas profissões ainda têm várias questões a serem  enfrentadas, como a reestruturação do processo de trabalho e recomposição de equipes com foco na multiprofissionalidade, a maior geração de novos postos de trabalho e um maior rigor nos aspectos regulatórios das profissões.

 

Natália Pires
Fone: (61) 3315-3179
e-mail: natalia.pires@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I