Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de junho de 2014

 

 

Conferência Estadual de Saúde deve reunir 250 delegados na próxima semana em Macapá

 

 


        Cerca de 250 participantes são esperados para a 2ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (2ª CESTT), dos segmentos de usuários, gestores e trabalhadores da saúde dos 16 municípios do Amapá. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pelo Conselho Estadual de Saúde do Amapá (CES-AP).


        A conferência acontece na próxima terça-feira, 29, e segue até a próxima quinta-feira, 31, no Macapá Hotel, na Praça Beira Rio. A solenidade de abertura será às 19 horas. O credenciamento começa às 14 horas. Nos dias 30 e 31, a conferência ocorrerá das 9 às 18 horas.


        O presidente do CES Amapá, Roberto Bauer Melo de Lima, considera o momento importante para a saúde pública. Ele diz que as conferências têm a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), nos níveis municipais, estaduais e nacional.


        Roberto Bauer destacou que o encontro servirá para fortificar a PNSTT, promovendo maior capilaridade. "Com uma política mais forte e profissionais sensibilizados, poderemos acabar com as subnotificações e nortear melhor as políticas de saúde do trabalhador. Os acidentes de trabalho, por exemplo, têm um custo elevado para a sociedade, tanto na questão da previdência social, que vai pagar os benefícios, como para o SUS, a maioria destes pacientes são graves e ficam um longo tempo no sistema", ressaltou.


        A Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora vai estabelecer políticas públicas para a saúde do trabalhador e da trabalhadora. "Esperamos, a partir desta discussão, que Governo Federal, Estados e Municípios possam tratar de forma mais pragmática as condições de trabalho e, tenham maior preocupação com a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de um modo geral", disse.


        No Amapá, participam da solenidade de abertura da conferência o secretário de Estado da Saúde, Jardel Nunes; a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro; a representante da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Maria da Gloria; o prefeito de Macapá, Clécio Luis; o presidente do CES Amapá, Roberto Bauer; e o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, José Monteiro.


        Para Roberto Bauer, a falta de condições de trabalho, principalmente de infraestrutura dos locais de serviço e a falta de equipamentos individuais e coletivos de segurança, em todas as instâncias, são os mais graves problemas enfrentados pelos trabalhadores amapaenses. Ele lembrou que a conferencia contará com a presença de delegados eleitos, convidados, gestores e trabalhadores dos segmentos da saúde, professores, pessoal da construção civil, trabalhador rural, profissional liberal, empreendedor individual, profissionais do sexo, entre outras atividades formais e informais.


Mais Informações: 8141- 2469/ 9190- 2669 (Roberto Bauer/ Sivalda de Nazaré Pereira da Cunha).

 

Edy wilson Silva (Macapá-AP)
e-mail: edywil@bol.com.br

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I