Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 8 de agosto de 2014

 

img

 

 

Jornada Gilson Carvalho de Oficinas Regionais sobre Financiamento e os 25 Anos do SUS chega a região Sul

 


        A Jornada Gilson Carvalho de Oficinas Regionais sobre Financiamento e os 25 Anos do SUS passou por Curitiba/PR nos dias 8 e 9 de agosto com o objetivo de promover um resgate histórico dos 25 anos do SUS, divulgação e sensibilização dos diversos atores regionais do Controle Social na saúde sobre a LC 141/2012, e amplo debate sobre a proposta de iniciativa popular PLP 321/2013, Saúde +10, na perspectiva do processo de construção da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

 

        A abertura do encontro ficou por conta da Fernanda Nagi Garcez, Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado. Ela destacou a carência da universalidade no Sistema Único de Saúde (SUS), do processo histórico e consolidação do SUS na visão do Ministério Público/PR durante sua apresentação.

 

Fernanda Garcez apresenta sobre os 25 anos do SUS. Foto: Hosyres/PR


        Garcez destaca que há certa ineficácia na divulgação de pontos essenciais já garantidos a partir Constituição Federal de 1988, que não são tão conhecidos pelo público geral. A promotora os denominou como “O SUS que não se vê”. São esses: cobertura vacinal universal; redução drástica da mortalidade infantil; eliminação e controle de doenças; assistência farmacêutica; acesso universal a terapia ARV (HIV/AIDS); vigilância sanitária; urgências e emergências; pesquisa e desenvolvimento; e a alta complexidade.

 

        Francisco R. Funcia, consultor do Conselho Nacional de Saúde (CNS), explanou sobre a evolução dos aspectos legais do financiamento do SUS, desde a luta dos dispositivos constitucionais ligados à Seguridade Social até a LC 141/2012.

 

Funcia relembra a LC 141/2012. Foto: Hosyres/PR


        Recapitulando a luta histórica pela redução da instabilidade de financiamento do SUS, Funcia afirma que a crise fiscal e financeira do Estado e as políticas de ajuste da crise a partir da década de 80 podem ser consideradas como um dos principais fatores desta instabilidade.


        Além disso, Funcia sintetizou o processo de construção do Movimento Saúde +10 destacando a necessidade de fortalecer o processo de financiamento do SUS diante do caráter do pacto federativo vigente no Brasil. “Falar mal do SUS é fácil, porém fazer gestão sem dinheiro é impossível”, garante o consultor. “Precisamos de mais recursos para a cobertura à saúde universal e integral”, completa.

 

        Acesse todas as apresentações do evento aqui.

        Veja as fotos do evento aqui.

 

 

Rafael Bicalho
Fone: (61) 3315-2560/3576
e-mail: rafael.bicalho@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I