Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de dezembro de 2014

 

 

Grupos apresentam propostas para a 15ª Conferência Nacional de Saúde

 



        As atividades da última Reunião Ordinária de 2014 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) iniciaram-se com uma dinâmica de sensibilização entre os participantes, com o objetivo de trabalhar a diversidade da saúde dentro das práticas integrativas complementares. Em seguida, foram realizadas apresentações dos grupos de trabalho, que socializaram os resultados dos debates feitos ontem (10).


      

Foto: Luiz Parahyba


        O primeiro grupo, “Plenárias”, apresentado pelo assessor do gabinete da Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Esdras Daniel Pereira, apontou tópicos como: 1) Objetivos das Plenárias Regionais: mobilização para as conferências na perspectiva de que as plenárias municipais, estaduais e nacional resgatem o caráter de participação popular e plural. Segundo o grupo, essas plenárias regionais visam atrair e estimular a participação de novos movimentos populares para além dos conselhos, para os quais o tema saúde é determinante, tal como movimentos de luta pela moradia, por exemplo. 2) Pontos críticos, entre eles a definição da agenda e do financiamento, pois há dificuldades de viabilizar orçamentos nos municípios para as ações de mobilização e espaços de participação. 3) Como fazer?: Os participantes do processo de mobilização da 15ª Conferência Nacional de Saúde devem retornar às entidades que representam e realizar debates objetivando mobilizar cada representação de conselhos. Segundo o grupo, o grande debate deve ser como trazer a sociedade e seus movimentos populares e como reencantar a população para a defesa do SUS. A proposta é de que ocorram Plenárias Regionais, em locais a decidir, de caráter aberto, incluindo a população em seu processo de mobilização e, posteriormente, ocorra uma Plenária Nacional.

 

         O segundo grupo, “Comunicação e Mobilização”, apresentado pelo jornalista do CNS, Luiz Parahyba, propôs que ocorram mesas de discussões para criação de uma rede nacional de potencialização de novos meios de comunicação para a 15ª CNS. De acordo com o grupo, a Comunicação incorpora significadamente o debate crítico da 15ª CNS. É preciso, também, fortalecer os meios de comunicação já existentes, como o Pense SUS, Participa BR, Canal Saúde, Canais Públicos, Rádios Comunitárias, e produzir matérias institucionais visando aumentar a divulgação da 15ª Conferência através das Unidades de Saúde e outras instituições parceiras, além de garantir esta proposta de divulgação em locais de grande circulação de pessoas, como metrôs e universidades.


         Já o terceiro grupo, “Participação”, sugeriu criar propostas por meios de participação virtual nas unidades de saúde, conselhos, praças, shoppings. O grupo propôs também que seja feita resolução com vistas a não obrigatoriedade de CNPJ dos movimentos sociais e que se garanta a representação das mulheres em suas especificidades e necessidades e a participação mais efetiva dos usuários ribeirinhos e demais minorias. Indicou que a escolha dos delegados não seja apenas por meio de votação e que se utilize também convite oficial do CNS, de forma a ampliar e buscar participação livre.


         Ao final os conselheiros estaduais, municipais e nacional, coordenadores de plenárias e demais participantes complementaram as apresentações dos grupos.

 

         Na parte da tarde os conselheiros trataram da aprovação do calendário 2015 das Reuniões Ordinárias e da Mesa Diretora, discutiram sobre questões de entidades médicas quem compõem o Pleno do CNS e os últimos ajustes da 4ª Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CNSTT).

 

Lídia Maia

Fone: (61) 3315-2560
e-mail: lidia.silva@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.b
r

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I