Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 13 de janeiro de 2015

 

 

CNS completa 78 anos


        O Conselho Nacional de Saúde (CNS) completa hoje, 13 de janeiro, 78 anos. Instituído em 1937, pela Lei nº 378, com função de assessorar o Ministério da Saúde, o CNS se firmou ao longo dos anos como instância máxima de deliberação das políticas nacionais de saúde. Essa mudança se deu a partir da promulgação da Constituição de 1988 e a aprovação das leis nº 8.080 e nº 8.142, em 1990, que transformaram definitivamente o cenário da saúde pública brasileira, dando mais força à participação popular.


        Um grande marco na história do Sistema Único de Saúde (SUS), do controle social e do Conselho Nacional de Saúde foi a realização da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília/DF, no ano de 1986. A sociedade brasileira, ainda vivendo os resquícios dos anos de ditatura militar, lutava pela redemocratização do Brasil.


        Primeira Conferência verdadeiramente popular, a 8ª CNS inspirou a criação de um sistema único de saúde, descentralizado e universal, que mais adiante se tornaria o Sistema Único de Saúde (SUS).


        Agora, em 2015, o Conselho Nacional de Saúde trabalha para mais uma vez fazer história. Entre os dias 23 e 26 de novembro acontecerá a 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ªCNS), que tem como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasiliero”. A 15ª CNS já está em andamento, o Conselho Nacional de Saúde se prepara para realizar plenárias de conselhos e representantes da sociedade civil nas cinco regiões do país. Essas mobilizações servirão de base para os debates municipais, estaduais e etapa nacional da 15ª. A meta é expandir ainda mais a participação popular e garantir um envolvimento maior de toda a sociedade brasileira na elaboração da política nacional de saúde para os próximos quatro anos.


15ª Conferência Nacional de Saúde:
Etapas municipais: de 9 de abril a 15 de julho
Etapas estaduais: de 16 de julho a 30 de setembro
Etapa Nacional: de 23 a 26 de novembro

 

 

Ayana Figueiredo
Equipe de Comunicação do CNS

Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I