Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de maio de 2015

 

 

CNS participa de debate sobre atuação dos planos de saúde

 

        A conselheira Ana Maria Costa representou o Conselho Nacional de Saúde (CNS), na última quarta-feira (27), em audiência pública promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados sobre os abusos cometidos pelos planos de saúde suplementar.


        Para Ana Costa, o Brasil ainda enfrenta dificuldades na regulação da iniciativa privada na área da saúde, o que permite um crescimento desmedido do setor. “A saúde precisa estar na lógica do direito e na obrigação do Estado e foi assim que os constituintes a compreenderam”, disse a conselheira nacional, ressaltando que a saúde não pode ser considerada uma mercadoria.

 


 

       A PEC nº 451/2014, que inclui como garantia fundamental do trabalhador o pagamento de plano de saúde oferecido pelo empregador, foi duramente criticada pela conselheira nacional. “Essa iniciativa é uma falácia. Qualquer vínculo ao emprego morre com a aposentadoria”, contestou. “Temos de pensar no futuro para que o Sistema Único de Saúde (SUS) assegure uma saúde de qualidade e digna para a população idosa”, completou.


        A conselheira destacou ainda o papel importante da 15ª Conferência Nacional de Saúde – cuja etapa municipal já está acontecendo – na mobilização da sociedade e dos poderes Executivo e Legislativo em busca de alternativas reais que permitam consagrar o direito universal à saúde. “O SUS precisa ser resgatado como sistema capaz de cuidar da saúde da população”, ressaltou.


        Também participaram do debate na Câmara dos Deputados o coordenador do Movimento Chega de Descaso, Leandro Farias, e representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), do Ministério Público Federal e do Conselho Federal de Medicina (CFM).


*Com informações da Agência Câmara Notícias

 

 

 

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I