Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 10 de novembro de 2015

 

 

Projeto que viola direitos humanos é discutido no Senado


        Com o consenso da necessidade de existir uma lei que regulamente as pesquisas clínicas em seres humanos no País foi conduzida a audiência pública no Senado Federal, nesta terça-feira (10.11).

 



        “Deve existir uma lei, mas que permita aperfeiçoar e detalhar o que é mais minucioso, com a flexibilidade que a pesquisa precisa; pois, se todas as vezes que precisarmos fazer uma alteração for esbarrar na tramitação do Congresso Nacional, poderemos criar um problema”, alertou Jorge Venâncio, coordenador do Sistema CEP/CONEP.


        Defendendo princípios dos direitos humanos, Venâncio apontou vários artigos do projeto que retroagem os avanços na Ética em Pesquisa no Brasil. “O projeto apresentado leva o participante de pesquisa ao risco de morte”. A exemplo, ele citou o acesso dos participantes aos medicamentos, que na análise da CONEP, as restrições ameaçam esse direito conquistado.


        “Precisamos rever estas questões de forma a garantir um projeto de Lei que respeite os direitos humanos e dos participantes de pesquisa” completa o coordenador.


        Durante as considerações, o advogado Cláudio Camperlingo, foi consonante as proposições da CONEP. “Não podemos colocar a raposa para cuidar das galinhas”, disse.

 

        Os senadores autores do projeto, Ana Amélia Lemos (PP/RS), Waldemir Moka Miranda de Britto (PMDB/MS), Walter de Freitas Pinheiro (PT/BA) acompanharam as apresentações, e também o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Eduardo Amorim (PSC–SE) e presidente da CCT, Cristovam Buarque (PDT-DF).


        A mesa foi composta por representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Aliança Pesquisa Clínica Brasil, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (Conep) e da Associação Médica Brasileira (AMB).


Por Mariana Moura, do CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I