Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de novembro de 2015

 

 

Ministro Marcelo Castro assina compromisso com o Abrasus

 


        Em reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde, que acontece nesta quarta-feira e segue até amanhã (12.11), o ministro da Saúde, Marcelo Castro, além de apresentar sua equipe, assinou o compromisso com a Frente em Defesa do SUS – Abrasus.

 

        Os conselheiros apresentaram suas pautas para o ministro e contextualizaram as principais demandas defendidas pelo CNS. De acordo com Socorro de Sousa, presidenta do CNS, o compromisso do Conselho é defender a integralidade da saúde pública no país. “Temos que ter a capacidade de diálogo com o Congresso sobre o subfinanciamento do SUS e contamos com atuação do ministro neste movimento em defesa da saúde pública no país”, diz.

 


Foto: Karina Zambrana

 

        Para Marcelo Castro, o conselho é a síntese do controle social da saúde no país. O ministro também apontou a importância da 15ª Conferência Nacional de Saúde, que estabelecerá metas para o Ministério da Saúde, para os próximos quatro anos. Castro falou como procederá em sua gestão. “Eu e minha equipe teremos um compromisso em levar saúde de qualidade para a população. Proceder de maneira correta, democrática e participativa. A responsabilidade da saúde pública no país é de todo e qualquer brasileiro, que deve se sentir parte do SUS”, afirma.


        Marcelo apresentou a sua equipe de trabalho que irá somar esforços no trabalho e na gestão do Ministério. “Iremos lutar por mais recursos para a saúde, para isso, buscaremos uma melhor gestão. Avançar na eficiência é também apontar o mau uso dos recursos públicos na saúde. O SUS só funciona bem com a integração dos recursos”, diz.


        Os conselheiros apresentaram suas principais pautas na defesa da saúde pública do país, como a conselheira, Maria do Espírito Santo, da Rede Feminista de Saúde, que demonstrou uma preocupação com a possível aprovação do Projeto de Lei 5069/2013, de autoria do deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ). O projeto criminaliza o profissional de saúde que induzir, instigar ou auxiliar as mulheres, em qualquer situação ao aborto.


        O ministro apresentou preocupação em defender a saúde das mulheres e as demais pautas apresentadas pelos conselheiros. Durante sua apresentação, Castro assinou o compromisso com a Frente em Defesa do SUS – AbraSUS, lançada ontem em reunião de adesão no pleno do CNS.


Por Mariana Moura, do CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I