Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Grito dos Excluídos terá Dia “D” para coleta de assinaturas da petição pública do CNS

4CNGTES ETAPAS Semlogos

Início do conteúdo da página

Grito dos Excluídos terá Dia “D” para coleta de assinaturas da petição pública do CNS

  • Publicado: Quarta, 02 de Setembro de 2020, 11h15
imagem sem descrição.

O dia 7 de setembro será marcado por mobilização nas redes para coleta de assinaturas contra a perda de R$ 35 bilhões que o SUS pode ter em 2021

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), preocupado com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atual momento e no pós-pandemia, lançou no dia 11 de agosto a petição “Você vai deixar o SUS perder 35 bilhões em 2021?”. Isso porque o orçamento emergencial para enfrentamento à pandemia não existirá mais, assim, o projeto de lei do governo federal para o orçamento da Saúde no próximo ano retoma a vigência da EC 95/2016, que congelou recursos em políticas sociais por duas décadas.

Se aprovado, o PL sufocará ainda mais o sistema de saúde, que não terá condições sequer de manter o legado da pandemia, como os leitos de UTI, ampliações em unidades de saúde e respiradores adquiridos.

A petição hoje conta com cerca de 50 mil assinaturas e temos a meta de chegarmos a 100 mil apoiadores/as, para, no dia 9 de setembro, entregarmos no Congresso Nacional as assinaturas. Para isto, o CNS junto a diversas entidades que apoiam a iniciativa, elegeram o dia 7 de setembro como do dia “D” para a coleta de assinaturas, data em que ocorrerá 26º Grito dos(das) Excluídos(as).
 
Tendo como lema “A vida em primeiro lugar” o Grito se efetiva como uma imensa construção coletiva, antes, durante e após o 7 de setembro. Este ano, o lema será “Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação!”
 
É importante que, além da ação individual de assinar a petição, haja ampla mobilização das entidades e instituições brasileiras comprometidas com a missão de salvar vidas e, nesse sentido, solicitamos toda a ajuda possível na grande mobilização em prol dessa petição pública no dia “D”.

Como posso contribuir com o Dia “D”?

  • Assine a petição;
  • Publique esta matéria no site da sua entidade e nas redes;
  • Compartilhe o link nas redes sociais com as hashtags #SUSmereceMais #MaisSUSMenosCoronavirus #EuDefendoSUS #RevogaEC95
  • Grave um vídeo e publique nas redes sociais com “Eu defendo o SUS!” e conte porque assinou a petição;
  • Viralize cards, textos e links sobre a petição em diferentes grupos;
  • Envie o link da sua publicação para comunicacns@gmail.com;

Acesse: www.gritodosexcluidos.com

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página