Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > “Aguardamos ansiosamente para depor na CPI da Pandemia”, diz Fernando Pigatto durante webinário “Direitos Já!”

4CNGTES ETAPAS Final 1

Início do conteúdo da página

“Aguardamos ansiosamente para depor na CPI da Pandemia”, diz Fernando Pigatto durante webinário “Direitos Já!”

  • Publicado: Segunda, 31 de Maio de 2021, 12h28
Foto: Correio Braziliense
Foto: Correio Braziliense

O presidente do CNS destacou as omissões e irresponsabilidades do governo federal desde o início da pandemia, que resultaram em milhares de mortes evitávais

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou na tarde desta segunda (31/05), do webinário Direitos Já!: Desafios para uma Articulação Nacional no Enfrentamento à Pandemia. O evento, organizado pelo Fórum Pela Democracia, contou com dezenas de autoridades, entre parlamentares, pesquisadores e ativistas da Saúde Pública. Todos com a conclusão de que o governo federal foi omisso e irresponsável durante a pandemia de Covid-19, que segue assolando o Brasil.

Pigatto afirmou que o CNS tem se dedicado cotidianamente desde antes da pandemia chegar ao Brasil, com debates e recomendações direcionadas ao Ministério da Saúde. Ele mencionou também o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, espaço do CNS que tem orientado o Conselho em inúmeras decisões. De março de 2020 até aqui, foram 39 notas públicas, 67 recomendações, 9 cartas abertas, 4 publicações de orientação, 7  moções, 8 campanhas. Sempre com o objetivo de orientar e subsidiar Executivo, Legislativo, Judiciário e sociedade diante da crise sanitária.

pigatto webinario

Nesse contexto, o presidente do CNS mencionou a documentação encaminhada oficialmente em 18 de maio para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, que ocorre no Senado Federal. “Aguardamos ansiosamente depor na CPI da Pandemia e identificar omissões e irresponsabilidades do governo” disse. A previsão é que o CNS participe dos inquéritos ainda até meados do mês de junho.

Participações

Também participaram do webinário o deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha; o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta; a senadora Simone Tebet; o ex-secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira; o infectologista Marco Aurélio Sáfadi; o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, dentre inúmeros outros convidados.

Assista ao webinário na íntegra

Conheça as ações do CNS contra a Covid-19

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página