Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Departamento Nacional de Auditoria do SUS propõe ao CNS projeto para melhorar fiscalização das políticas de saúde

banner sintomas coronavirus 1banner sintomas coronavirus 2banner sintomas coronavirus 3 
peticaoCNS v2

Início do conteúdo da página

Departamento Nacional de Auditoria do SUS propõe ao CNS projeto para melhorar fiscalização das políticas de saúde

  • Publicado: Quinta, 10 de Junho de 2021, 16h04
Foto de capa: Prefeitura de Maricá
Foto de capa: Prefeitura de Maricá

O diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), Cláudio Azevedo Costa, esteve reunido na manhã da última terça (08/06) com o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto. O objetivo da agenda foi apresentar uma proposta de aproximação do Denasus com o controle social, para uma melhor atuação da auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) frente a uma pesquisa do órgão, que será lançada em breve.

O projeto, que deve ser realizado junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pretende fortalecer o trabalho da auditoria da área, vinculada ao Ministério da Saúde. Para isso, quer contar com o apoio do controle social, pois visa mobilizar órgãos participativos nesse processo.

Cláudio explicou que a pesquisa objetiva atuar junto às unidades de controle, o que reverbera no controle social do SUS, por isso o interesse do Denasus na aproximação com os conselhos de saúde brasileiros.

Segundo Fernando Pigatto, os conselhos têm autonomia administrativa de funcionamento e na sua estrutura, mas o CNS atua na interlocução junto aos órgãos participativos. “Toda iniciativa que vier para aprimorar a transparência na gestão do SUS é bem-vinda. Nosso papel é qualificar e melhorar a Saúde Pública, é importante que tenham nos procurado”.

O assunto será submetido à Mesa Diretora do CNS e poderá ser pautado na próxima Reunião Ordinária do Conselho, prevista para ocorrer no mês de julho, onde conselheiros e conselheiras nacionais poderão aprofundar o debate. Outra possibilidade é o diálogo com Conselhos Estaduais de Saúde para a mobilização da Rede Conselhos acerca do projeto. Também participaram da reunião Ana Carolina Dantas, secretária executiva do CNS, e Priscilla Godoy, assessora jurídica do CNS.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página