Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS considera como ‘preocupante’ orçamento executado pelo ministério da Saúde no primeiro quadrimestre

4CNGTES ETAPAS Semlogos

Início do conteúdo da página

CNS considera como ‘preocupante’ orçamento executado pelo ministério da Saúde no primeiro quadrimestre

  • Publicado: Sexta, 16 de Julho de 2021, 16h14
imagem sem descrição.

Documento foi apresentado nesta sexta-feira (16), durante a 69ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Saúde; medidas corretivas foram sugeridas

O plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) considerou como ‘preocupante’ o orçamento desempenhado pelo Ministério da Saúde no primeiro quadrimestre deste ano, de acordo com os dados apresentados pelo Ministério da Saúde.

A análise consta no 1º Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas, que foi elaborado pela Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin) do CNS. O documento foi apresentado nesta sexta-feira (16), durante a 69ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Saúde, realizada de forma virtual.

O relatório é referente ao primeiro quadrimestre deste ano (entre janeiro e abril), e foi apresentado pelo economista e consultor técnico da Cofin Francisco Funcia. De acordo com os dados enviados pelo Ministério da Saúde, a dotação total autorizada à pasta até o encerramento do primeiro quadrimestre de 2021 foi de R$ 177,3 bilhões, sendo R$ 38 bilhões para ações de enfrentamento da Covid-19. Do valor total, 45% teve desempenho considerado como preocupante em relação à execução financeira e orçamentária.

WhatsApp Image 2021 07 16 at 15.57.43

Medidas corretivas
Para suprir as dificuldades apontadas pela análise, a Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin) propôs uma série de medidas corretivas, entre elas programar e executar imediatamente as despesas a serem realizadas para o desenvolvimento de ações e serviços públicos de saúde, de modo a empenhar e/ou liquidar com celeridade as programadas no orçamento de 2021 para atender as necessidades de saúde da população, especialmente daquelas cuja execução obteve a classificação de “inadequado”, “intolerável” e/ou “inaceitável” pela avaliação realizada pelo Conselho Nacional de Saúde.

Acesse o 1º Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas

Assista a 69ª Reunião Extraordinária do CNS

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página