Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Presidente do CNS participa de premiação realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz

4CNGTES ETAPAS Semlogos

Início do conteúdo da página

Presidente do CNS participa de premiação realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz

  • Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 15h23
imagem sem descrição.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou nesta terça (13/12) da entrega do Prêmio Sergio Arouca e da Medalha Careli de Direitos Humanos, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc-SN). A cerimônia foi realizada no Rio de Janeiro, na tenda em frente à Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV).

Além de Pigatto, também compuseram a mesa da cerimônia a presidente do Sindicato, Mychelle Alves; o vice, Paulo Garrido; a presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Lúcia Souto; a professora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos; o chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel.

Entre os agraciados com a premiação neste ano, estiveram a Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia. Já a Medalha Jorge Carelli foi entregue ao padre Júlio Lancelotti e à Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (veja abaixo a relação completa dos premiados).

Para o presidente do CNS, a participação na cerimônia foi uma oportunidade de reafirmar o papel da entidade junto à sociedade brasileira.

“O Conselho Nacional de Saúde, mais uma vez, está presente junto à Asfoc, na Fiocruz, para reafirmar o nosso papel e o reconhecimento do controle social na defesa do SUS e da democracia e da vida”, disse Pigatto.

Asfoc integrante do CNS

A Asfoc foi eleita para gestão 2021-2024 do CNS, sendo uma das novas entidades que irão compor a estrutura do Conselho. Os novos integrantes serão empossados pelo CNS nesta quinta (16/12), durante a 73ª Reunião Extraordinária do CNS, no San Marco Hotel, em Brasília. O CNS renovou aproximadamente 30% do seu quadro de conselheiros e conselheiras, após o resultado da última eleição, realizada no dia 11 de novembro deste ano.

Veja os agraciados com as premiações da Asfoc

16ª edição do Prêmio Sergio Arouca

– Frente Pela Vida
– Rio Pela Vida
– CPI da Pandemia (o presidente Omar Aziz, o vice-presidente Randolfe Rodrigues, o relator Renan Calheiros e o senador Humberto Costa, por conta da atuação do parlamentar)
– Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro
– Sociedade Brasileira de Bioética; Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia
– Frente de Mobilização da Maré contra Covid-19; Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas
– Vítimas da Covid-19 (representantes que lutaram publicamente: Luciano Tolla e Tadeu Frederico de Andrade)
– Fórum dos Governadores (representado por Wellington Dias, do Piauí)
– Secretária Municipal de Araraquara-SP, Eliana Mori Honain (representando as enfermeiras e técnicos em enfermagem e a luta dos municípios)
– Pesquisadores da Fiocruz Júlio Croda, Margareth Dalcolmo, Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda e Adele BenzaKen (os dois últimos excluídos da indicação para receber a Ordem Nacional do Mérito Científico) e Felipe Gomes Naveca

18ª edição da Medalha Careli

– Padre Júlio Lancelotti
– Articulação dos Povos Indígenas do Brasil
– Grupo de Trabalho de Saúde Indígena da Abrasco
– Servidores da Fundação Palmares
– Coalizão Negra por Direitos
– Vereadora do PSOL Erika Hilton (representante do movimento LGBTQIA+) – Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro; e Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM).

Foto: Michelle Beff

Ascom CNS

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página