Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Bienal da Une promove Conferência Livre preparatória para a 17º Conferência Nacional de Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Bienal da Une promove Conferência Livre preparatória para a 17º Conferência Nacional de Saúde

  • Publicado: Terça, 31 de Janeiro de 2023, 16h47
imagem sem descrição.

A Conferência Livre Nacional de Juventudes e Saúde irá reunir os anseios de milhares de jovens de todo país na capital carioca

 

A 13ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE) recebe nos dias 03 e 04 de fevereiro a Conferência Livre Nacional de Juventudes e Saúde, no Rio de Janeiro.  A conferência que faz parte da programação oficial da Bienal também é uma etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que já está em curso em todo Brasil com as etapas municipais.

Com o tema “Um rio chamado Brasil”, a Bienal promove de 2 a 5 de fevereiro uma série de debates, oficinas e palestras que abordam temas como saúde, arte, cultura, educação, ativismo, política, ciência e tecnologia. O evento que receberá milhares de estudantes do ensino médio à pós-graduação, conta com a participação de ministras de governo, como Anielle Franco, da Igualdade Racial, Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia, e Sonia Guajajara, dos povos originários.

Vitória Davi, conselheira nacional de Saúde representante da Une, destaca que a Conferência de Juventude e Saúde é um momento importante de discutir a saúde e a vida dos jovens. “Vamos aglutinar os anseios da juventude de todo brasil, de forma a estreitar laços com o Controle Social e preparar um documento da juventude para a 17ª CNS. Pretendemos debater a saúde do futuro, contribuindo com campanhas como imunização e temas relevantes como Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)”, comenta a conselheira.

A Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), que é coorganizadora do evento e também representação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), convidou a mesa diretora do CNS para participação no evento. A 185ª reunião da mesa diretora acontece nos dias 02 e 03 de fevereiro, também compondo as atividades da Bienal.

 1.conferencia.livre.juventudes
Registro da 1ª Conferência Livre de Juventude e Saúde, em 2018, na Universidade de Brasília.

Conferências Livres 

As Conferências Livres de Saúde são espaços de debate e participação social para construção das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Promovidas pela sociedade civil, são parte integrante do processo da Conferência Nacional de Saúde, e devem seguir o rito formal para eleger pessoas delegas e para que sejam parte do relatório final da etapa nacional, que acontece em julho de 2023.

A primeira Conferência Livre Nacional de Juventude e Saúde contou com cerca de 100 lideranças da juventude de todo país, no ano de 2018, em Brasília. A 2ª edição pretende alcançar um público maior e ampliar os debates, incluindo temas como arte e cultura para promoção da saúde e bem-estar.

A 2ª Conferência Livre Nacional de Juventudes e Saúde será realizada nos dias 03, das 9 às 19 horas, e 04 de fevereiro de 2023, a partir das 9 horas. Será elaborado um documento contendo a síntese dos debates e proposições da conferência que será encaminhado à etapa nacional da 17ª CNS, que acontece de 02 a 05 de julho de 2023, em Brasília.

 

Secretaria Nacional de Juventude 

A Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal também participa da 2ª Conferência Livre Nacional de Juventude em Saúde. O secretário nacional de juventude, Ronald Sorriso, confirmou presença e convidou o presidente do CNS, Fernando Pigatto, para a participação no evento. 

 

 

Programação 

Local - Cia do Armazém 

 03/02/2023 

9:00 - Mesa de Abertura

9:30 às 12:00 - Mesa: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia

De 12h às 17h - Recepção de Propostas e Inscrições para delegadx representante da Conferência Livre.

De 19h a 00h - Votação de Propostas

De 19h à 11h do dia 04/02 - Votação do delegadx representante

04/02/2023 

9:00 - Lançamento do Livro: "Juventude quer viver: esperançar em tempos de pandemia"

9:30 - Debate - Análises das propostas encaminhadas pela Conferência livre de juventudes e saúde

 

Confira mais da programação da Bienal

 

Ascom CNS 

-----

✅ Acompanhe o CNS:
👍 fb.com/ConselhoNacionaldeSaude
🐦 twitter.com/comunicacns
💚 instagram.com/conselhonacionaldesaude.cns
💻 www.conselho.saude.gov.br
 (61) 3315-2560 (somente whatsapp) 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página