Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS e Fiocruz vão promover seminário para debater Saúde Digital, na segunda 17/04

4CNGTES ETAPAS Final 1

Início do conteúdo da página

CNS e Fiocruz vão promover seminário para debater Saúde Digital, na segunda 17/04

  • Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2023, 15h21
imagem sem descrição.

Estrutura pública para saúde digital, vazamento de dados no setor público e Complexo Econômico Industrial da Saúde estão entre os temas que serão debatidos no Seminário Saúde Digital, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília. O evento será realizado em formato híbrido, na segunda (17/04), das 9h às 18h, no auditório interno da Fiocruz, e será transmitido ao vivo pelo Youtube do CNS e Fiocruz. Para participar, é necessário fazer inscrição no formulário online.

A cerimônia de abertura contará com a presença da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, do presidente do CNS, Fernando Pigatto e do coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fiocruz Brasília, José Paranaguá de Santana. Confira a programação do evento.

O objetivo do seminário é capacitar conselheiros de saúde, fortalecer a comunidade acadêmica e do controle social engajada na temática e abrir espaço para a realização de uma Conferência Livre de Saúde sobre Saúde Digital, que permita a formulação de propostas para a 17º Conferência Nacional de Saúde.

A Saúde Digital ganhou relevância nos últimos anos trazendo riscos e potencialidades para a realização do direito à saúde. Com o aumento do uso das tecnologias de informação e da produção e coleta de dados de saúde, o tema tornou-se um item central na agenda da saúde. Ainda assim, diversas questões permanecem não respondidas, a começar pelo próprio conceito de Saúde Digital, que tem sido objeto de diversos debates.

O seminário, organizado pelas comissões intersetoriais de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (Cictaf) e de Saúde Suplementar (Ciss) do CNS, visa ampliar o debate e abordar os riscos associados ao uso desregulado de dados de saúde, especialmente para finalidades que contrariam os interesses de quem usa os serviços de saúde ou em contextos que ameaçam a segurança da população.

O seminário terá três mesas temáticas, sendo: Saúde Digital viabilizando o direito à saúde; Setor Privado: Colonização e Mercado de Dados em Saúde; Perspectivas e Futuro da Saúde Digital: Governança em Saúde Digital e Controle Social. 

Nos últimos três anos, o CNS tem desenvolvido importantes ações em relação ao tema, entre elas participação ativa nas discussões em torno da regulamentação da prescrição eletrônica e da revisão da Política Nacional de Informação, Informática e Saúde, além de se posicionar em torno da proposta de Open Health, que além de pouco fundamentada em evidências mostrou-se carregada de riscos a usuárias e usuários de serviços de saúde.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO

WhatsApp Image 2023 04 06 at 13.46.02

Saiba mais:

O quê: Seminário Saúde Digital CNS
Quando: Segunda-feira, 17 de abril
Onde: Auditório interno da Fiocruz Brasília, com transmissão ao vivo pelo Youtube

Ascom CNS

Foto de capa: Nethis

registrado em:
Fim do conteúdo da página