Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS promoverá live sobre a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS promoverá live sobre a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil

  • Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 16h12
imagem sem descrição.

Evento será transmitido nesta quinta (27/04), a partir das 9h, no canal do Youtube

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população. Há também um enorme alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, já que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida. Outro levantamento, feito pela Vittude, (plataforma online voltada para a saúde mental e trabalho), aponta que 37% das pessoas estão com estresse extremamente severo, enquanto 59% se encontram em estado máximo de depressão e a ansiedade atinge níveis mais altos, chegando a 63%.

Com objetivo de despertar a atenção sobre a saúde mental dos trabalhadores no Brasil, e já embasando a realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, em outubro, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizará na quinta (27/04), das 9h às 10h30, a Live “Transtornos Mentais e Adoecimento no Ambiente de Trabalho: Como enfrentar?”. A atividade será transmitida ao vivo no Youtube.

O debate será promovido por meio da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) do CNS e terá como convidadas Márcia Bandini, professora e pesquisadora da Unicamp, Thais Oliveira, pós-doutora em psicologia pela UFMG e Luciene Dias, coordenadora-geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

A mediação será de Madalena Teixeira, conselheira nacional de saúde pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Participam como convidados o conselheiro Jacildo de Siqueira Pinho e conselheira Ruth Guilherme.

Saúde mental no trabalho

O trabalho amplifica questões sociais amplas que afetam negativamente a saúde mental, incluindo discriminação e desigualdade. As diretrizes globais da OMS sobre saúde mental no trabalho recomendam ações para enfrentar os riscos para a saúde mental, como cargas de trabalho pesadas, comportamentos negativos e outros fatores que criam angústia no trabalho.

Tais diretrizes foram concebidas a partir do Relatório Mundial de Saúde Mental da OMS , publicado em junho de 2022, onde foi mostrado que um bilhão de pessoas que viviam com algum transtorno mental em 2019, sendo 15% destes adultos em idade ativa.

O Atlas de Saúde Mental da OMS revela também que apenas 35% dos países relatam ter programas nacionais para promoção e prevenção da saúde mental relacionada ao trabalho. Como instituição que subsidia a elaboração de políticas públicas em saúde por meio do controle social, o CNS propõe mais uma atividade de discussão e aproximação na construção de ações públicas efetivas em prol da saúde da população brasileira.

Serviço:

O quê: Live Transtornos Mentais e Adoecimento no Ambiente de Trabalho: Como enfrentar?
Quando: Quinta-feira, 27/4, das 9h às 10:30h
Onde: Transmissão ao vivo pelo Youtube

registrado em:
Fim do conteúdo da página