Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS repudia violação aos direitos humanos de passageira retirada de voo da Gol

4CNGTES ETAPAS Semlogos

Início do conteúdo da página

CNS repudia violação aos direitos humanos de passageira retirada de voo da Gol

  • Publicado: Terça, 02 de Maio de 2023, 15h53
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) repudia a violação aos direitos humanos de Samantha Vitena Barbosa retirada de voo da Companhia Aérea Gol, na sexta (28/04). Na moção de repúdio, o CNS destaca que o fato ocorrido é mais uma afirmação dos inúmeros casos de racismo que ocorrem no Brasil e uma grave violação aos seus direitos humanos.

A professora e mestranda em Bioética, Samantha Vitena Barbosa, foi constrangida, coagida e detida por três agentes da Polícia Federal, que a retiraram do voo 1575 da Gol Linhas Áreas, com saída de Salvador para Guarulhos, por “ordem do comandante”, sem mais explicações por parte da companhia aérea.

O documento considera ser “fundamental discutir a diversidade da população brasileira e as desigualdades a que estamos submetidos, o que contribui para a compreensão das reivindicações históricas do movimento negro, de modo que as pessoas poderão entender a importância de discutir o racismo a partir do seu lugar social e como ele foi construído historicamente na sociedade”.

LEIA A MOÇÃO DE REPÚDIO

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página