Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Experiências Latino-Americanas debatem novas práticas de participação social em saúde voltadas para as populações em situações de vulnerabilidades

4CNGTES ETAPAS Semlogos

Início do conteúdo da página

Experiências Latino-Americanas debatem novas práticas de participação social em saúde voltadas para as populações em situações de vulnerabilidades

  • Publicado: Quarta, 10 de Maio de 2023, 12h53
imagem sem descrição.

Uruguai, Colômbia e Brasil são os países das experiências inovadoras que participarão da 3ª live do Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde, no dia 11 de maio, às 16h (de Brasília), no canal do Youtube do Portal da Inovação com tradução para português, espanhol e libras. O tema da live será Participação Social em Saúde para garantia do direito de populações em situações de vulnerabilidades, aberta aos profissionais de saúde que poderão enviar perguntas via chat no YouTube.

Do Brasil foram convidadas três experiências procedentes do Rio Grande do Norte, Amapá e Amazonas e as internacionais são da Colômbia e do Uruguai. Elas vão apresentar novas abordagens para participação social em saúde com foco na proteção, na visibilidade e na garantia dos direitos à saúde de populações em situação de vulnerabilidade. Também participarão como moderador o oficial de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS no Brasil, Fernando Leles, como comentarista será o pesquisador do CEAP e coordenador do Laboratório, Henrique Kujawa, e como debatedor, o sanitarista Neilton de Oliveira, conselheiro nacional de saúde.

O Laboratório de Inovação é uma iniciativa promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), com a parceria do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP).

As experiências convidadas são:

O direito à cidade e a saúde: O empoderamento da Associação Indígena e dos Moradores da Comunidade Parque das Tribos – AIMPAT, na cidade de Manaus na relação com o projeto Manaós” – Brasil (AM)

Autor: Rodrigo Tobias Lima, Pesquisador em Saúde Pública do ILMD/ Fiocruz Amazônia.

Movimento Nacional População de Rua-MNPR no RN: 2020 a janeiro de 2023 – Brasil (RN)

Autor: Vanilson Torres, do Movimento Nacional População de Rua-MNPR, conselheiro Nacional de Saúde pelo MNPR e membro do Fórum Direito Humano à Saúde.

Brincar para Eliminar: Integração Vig. Ambiental e Atenção Básica na Prevenção da Malária nas Escolas – Brasil (AP)

Autor: Tiago Souza, Apoiador municipal para eliminação da malária-Ministério da saúde/FIOTEC.

La participación comunitaria en salud como política pública y acción participativa en comunidades rurales con poblaciones étnicas del departamento del Cauca, Colombia” – Colômbia

Autor: Abelardo Jiménez Carvajal, Docente coordenador de extensão social da Fundação Universitária San Martín sede Cali, atuou como co-investigador da Universidade ICESI durante o desenvolvimento da experiência.

Taller Sala 12- Residencia el Trébol-Cooperativa DODICI- Cooperativa HAMABI” – Uruguai

Autora: Selva Tabeira, coordenadora e fundadora do projeto, e auxiliar de enfermagem.

Lives anteriores

Ferramentas de comunicação em saúde, em que as experiências mostraram como fazer da comunicação em saúde uma prática inclusiva, dialógica e descentralizada para garantir o direito do cidadão ao acesso à saúde de qualidade: https://apsredes.org/experiencias-de-participacao-social-enfatizam-a-importancia-da-comunicacao-dialogica-e-descentralizada-para-o-sistema-unico-de-saude/.

Participação Social em Saúde para a garantia da cidadania: https://apsredes.org/cooperacao-horizontal-entre-paises-da-america-latina-destaca-praticas-de-participacao-social-em-saude-para-a-garantia-da-cidadania/.

Saiba mais: https://apsredes.org/liscns/.

Fonte: APS Redes

registrado em:
Fim do conteúdo da página