Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Vigilância em Saúde e Controle Social: Conferência elege delegados e propõe diretrizes para a 17ª CNS

4CNGTES ETAPAS Semlogos

Início do conteúdo da página

Vigilância em Saúde e Controle Social: Conferência elege delegados e propõe diretrizes para a 17ª CNS

  • Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2023, 12h16
imagem sem descrição.

Evento também marcou o início das comemorações dos 20 anos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA)

‌O alinhamento entre a Vigilância em Saúde e o Controle Social no enfrentamento das iniquidades em Saúde e o fortalecimento dos sistemas de vigilância foram alguns dos temas debatidos durante a Conferência Livre “O papel da vigilância como instrumento de saúde democracia Amanhã vai ser outro dia", realizada nesta quarta-feira (17/05), na capital federal.

O evento, que faz parte da série de oito Conferências Livres realizadas pelo Ministério da Saúde neste mês de maio, reuniu gestores estaduais e municipais de saúde, entidades parceiras e representantes da sociedade civil para debater propostas e escolher delegados para a 17ª Conferência Nacional de Saúde. A conferência também marcou o início das comemorações dos 20 anos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).

IMG 0978 Copy.JPG

Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), compôs a mesa de abertura da conferência ao lado de Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres.

O presidente do CNS destacou a importância da realização das Conferências Livres e como elas adquiriram, em 2023, papel fundamental na avaliação da situação de saúde da população e na proposição de diretrizes para a formulação de políticas para o setor. “As conferências livres são fruto da nossa ousadia e este é o resultado de que elas estão dando certo. Precisamos fazer com que as políticas sejam implementadas e elas só serão implementadas com a participação do controle social”, declarou Pigatto.

IMG 0843 Copy.JPG

Pigatto rememorou também que a Política Nacional de Vigilância em Saúde foi aprovada no pleno do CNS no ano de 2018. “Conseguimos aprovar e infelizmente ela também não foi considerada e respeitada neste último período em que vivemos”.

As conferências livres fazem parte das etapas preparatórias para a 17ª Conferência Nacional de Saúde. O CNS recebeu mais de 100 notificações de atividades em todo o território nacional, e assim como nas etapas municipal e estadual, delegados eleitos levarão propostas para serem debatidas e incorporadas no próximo ciclo de planejamento da União. As proposta e diretrizes elencadas servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

Confira o calendário das Conferências Livres em Saúde.

17ª Conferência Nacional de Saúde
 
E aqui, você acessa a Galeria de Fotos do evento.
 

 

Ascom/CNS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página