Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Palavras Explicadas: CNS publica cartilha de linguagem simplificada para expressões e termos utilizados na saúde pública

4CNGTES ETAPAS Final 1

Início do conteúdo da página

Palavras Explicadas: CNS publica cartilha de linguagem simplificada para expressões e termos utilizados na saúde pública

  • Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 13h10
imagem sem descrição.

Objetivo é ampliar a difusão de conceitos utilizados no Sistema Único de Saúde para agregar toda a população na construção de políticas públicas

Explicar os termos usados na luta por um Sistema Único de Saúde integral e equânime não é tarefa simples. Para auxiliar essa missão, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) elaborou uma cartilha explicativa chamada “Palavras Explicadas”, que traz de forma didática e acessível o significado de termos muito utilizados no âmbito da saúde pública.

O documento foi criado para subsidiar os debates da 17ª Conferência Nacional de Saúde, cuja etapa nacional será realizada em Brasília, de 2 a 5 de julho, mas também pode ser utilizado como material de apoio e subsídio aos debates frequentes sobre democracia, qualidade de vida, liberdade de expressão e direitos sociais.

Estas, inclusive, são palavras que constam no documento, que também traz o significado de “Democratização do Estado” (tornar o Brasil com direitos iguais para todas as pessoas, com amplo acesso às políticas públicas e participação social nos espaços e processos de decisão), “Equidade” (direito para todas as pessoas, organizado a partir de suas diferenças e necessidades), “Ecossistema” (conjunto de comunidades que vivem em um local e interagem entre elas e com o meio ambiente), dentre outros.

O material foi publicado em versão digital e possui 20 páginas com 68 expressões e conceitos usados não só no controle social, como por todos os atores e atrizes que trabalham pela defesa do SUS.

A cartilha ainda inclui o vídeo São João do SUS, cuja letra demonstra a importância do sistema para todos, todas e todes, sem discriminação ou preconceito, respeitando as diferenças e as condições diversas da população brasileira.

O “Palavras Explicadas” foi elaborado com base no Documento Orientador em linguagem simples, com contribuições da Comissão de Relatoria da 17ª CNS, sob supervisão e validação de uma pessoa com deficiência intelectual. O objetivo é que as discussões alcancem cada vez mais pessoas para que a população sinta-se participante e integrada ao processo de construção de políticas públicas.

Conheça a Cartilha Palavras Explicadas

Documento Orientador em Linguagem Simples interpretado em Libras

O Canal Saúde produziu um vídeo do Documento Orientador em Linguagem Simples, elaborado para subsidiar as discussões na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O documento de fácil leitura conta com recursos acessíveis, principalmente, para pessoas com deficiência intelectual, pessoas com questões cognitivas, pessoas com baixo letramento e agora pessoas que utilizam as libras na comunicação.

O objetivo é que o material tenha melhor entendimento e alcance, para fortalecer ainda mais a mobilização e participação na 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Confira no Youtube do CNS:
https://youtu.be/uyrjoLt4ols

 

Ascom/CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página