Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 17ª Conferência Nacional de Saúde: O que saber antes de partir para a etapa nacional em Brasília

4CNGTES ETAPAS Final 1

Início do conteúdo da página

17ª Conferência Nacional de Saúde: O que saber antes de partir para a etapa nacional em Brasília

  • Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 16h51
imagem sem descrição.

Os participantes devem se preparar para aproveitar a 17ª CNS da melhor forma. Confira as dicas do Conselho Nacional de Saúde na hora de fazer as malas para a viagem

A data da etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde, maior evento de participação popular na construção de políticas públicas no Brasil, está se aproximando. Cerca de seis mil pessoas são esperadas em Brasília, de 2 a 5 de julho de 2023. Confira a programação aqui.

Pessoas delegadas, conselheiras e conselheiros de todo Brasil têm se preparado para participação na Conferência, trazendo além de suas propostas para o Brasil de amanhã, a riqueza e a diversidade de todos os cantos do país.

Porém, antes de embarcar para a capital federal, é importante se atentar a algumas questões sobre a logística e a organização da Conferência, assim como eventuais necessidades específicas de cada conferencista para melhor aproveitamento das atividades.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) destaca algumas pontos de atenção:

 

Bem-estar 

- Não esqueça de medicamentos (hipertensão, diabetes, etc.) e insumos de uso contínuo (agulhas, seringas, sondas, materiais de curativos, entre outros). Lembre-se que sua participação é muito importante, por isso use o medicamento nos horários corretos, conforme orientação de costume. Não disponibilizaremos transporte para buscar medicamentos/insumos nos hotéis, em casos de esquecimentos.

- Tome bastante água e/ou líquidos! Brasília é uma cidade de clima muito seco, por isso manter a hidratação é fundamental, não se esqueça de colocar na mala protetores solar e labial.  

- Mantenha sempre o seu cartão de vacinação atualizado, incluindo as vacinas para influenza e Covid-19, sendo que as doses vacinais deverão ser realizadas até dez dias antes da Conferência.  Traga sua carteira de vacinação ou aproveite e baixe o app Conecte SUS para ter o comprovante de vacinação em formato digital.

- A pandemia de covid-19 ainda não acabou e estamos em período de maior circulação do vírus influenza (gripe), por isso traga máscara e álcool em gel e siga orientações de proteção das vias respiratória

- Em caso de sintomas gripais (febre, coriza, dor no corpo, dor de garganta, por exemplo), avalie sua participação no evento, sendo, nesses casos, obrigatório o uso de máscaras.

Transporte:

- Será garantido o transporte aeroporto/rodoviária interestadual aos hotéis credenciados para receber os integrantes das delegações estaduais a partir da manhã do dia 01/07/2023 (sábado).

- Fique atento às placas de sinalização no local de embarque, saída dos ônibus, confirmando sempre o destino (ou hotel de destino) daquele veículo.

- Para pessoas que informaram a necessidade de transporte acessível, haverá vans e carros disponíveis, e indicação do local de espera no evento.

- Importante: O transporte das delegações estaduais até Brasília é de responsabilidade dos estados.

 

Credenciamento:

- Conforme programação da 17ª CNS, o credenciamento será realizado a partir do dia 02/07 das 8h às 18 horas, no local do evento.

- Haverá pontos de credenciamento antecipado em alguns hotéis no dia 01/07 para dar maior agilidade no processo de credenciamento, na perspectiva de evitar grandes filas no dia seguinte. Os/as chefes de delegações de cada Estado serão informados/as e combinarão como o credenciamento antecipado se dará. 

- Não se esqueça de trazer os seus documentos pessoais (RG, CPF ou Passaporte) para sua identificação durante o credenciamento.  

Hospedagem:

- Cada participante deverá compartilhar um quarto de hotel com outra pessoa de sua escolha que seja da mesma delegação.

- No período da etapa nacional da 17ª CNS, a hospedagem dará direito somente ao café da manhã e 2 (duas) garrafas de águas para cada hóspede/dia. Qualquer consumo extra nos hotéis (frigobar, restaurante, lavanderia, telefone, etc.) deverá ser efetuado individualmente e será de inteira responsabilidade de cada hóspede requerente.

- Os hotéis serão orientados quanto ao receptivo, acessível e inclusivo, às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

O que não pode faltar

- Verifique a temperatura em Brasília e traga roupas confortáveis, pois teremos dias de muito trabalho.
- Traga bandeiras ou outros materiais que identifiquem o seu movimento. Essa celebração em defesa do SUS, da Democracia e dos direitos sociais também precisa ter a sua luta representada! 

 

Para mais informações e atualizações consulte o hotsite da 17ª CNS. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página