Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 17ª Conferência Nacional de Saúde começa neste domingo, 2 de julho

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

17ª Conferência Nacional de Saúde começa neste domingo, 2 de julho

  • Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2023, 15h42

Tem início hoje, sexta (16/6), o credenciamento para os profissionais de imprensa que irão cobrir a etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), que será realizada de 2 a 5 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). A cerimônia de abertura será no domingo (2/07), a partir das 19h, com a participação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a conferência é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), promovida pelo Ministério da Saúde, e conta com quatro eixos que serão discutidos em mesas temáticas nos dois primeiros dias. 

O evento deverá reunir cerca de seis mil pessoas para discutir, aprovar e deliberar propostas que deverão ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

As etapas preparatórias para a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) ocorrem desde 2021, com a organização de seminários, fóruns sociais, congressos, encontros regionais, plenárias populares, conferências livres temáticas, municipais, estaduais e do Distrito Federal. Em todo o período estima-se que 2 milhões de pessoas foram envolvidas nesse que é considerado um dos maiores processos democráticos e de participação popular no país. 

“Trata-se de uma grande construção coletiva. Quem chega na conferência nacional são pessoas eleitas delegadas nos diversos espaços de possibilidades de opinarem e debaterem propostas. E não são só pessoas, elas vem representar propostas e diretrizes que foram aprovadas nas conferências, sejam municipais, estaduais ou nas conferências livres. Somos resistência e esperança por um SUS público, igualitário e para todas as pessoas”, afirma Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde.

A programação da etapa nacional terá uma abertura cultural, atividades autogestionadas, espaço para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e o espaço cultural, chamado Tenda Simone Leite e Wanderley Gomes, onde acontecerão apresentações culturais, como literatura em cordel, teatro, poesia, sarau, performance em formato de cortejo, entre outros.

Credenciamento de Imprensa 

Para se credenciar é necessário preencher este formulário, indicando dados pessoais e dias que irá comparecer à Conferência.

Acesse artes e materiais do evento 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) elaborou uma série de materiais de comunicação que podem ser utilizados. Todos os ítens produzidos estão disponibilizados em uma página exclusiva no site oficial da entidade, em que você fica por dentro de tudo que acontece na 17ª CNS e ainda pode acessar, baixar e compartilhar artes, materiais e documentos referentes à Conferência. 

Confira o hotsite 17ª Conferência Nacional de Saúde http://conselho.saude.gov.br/17cns . 

Acesse os materiais: Materiais da 17ª Conferência Nacional de Saúde

 

✅ Acompanhe o CNS:

📺 https://www.youtube.com/@comunicacns

👍 fb.com/ConselhoNacionaldeSaude

🐦 twitter.com/comunicacns

💚 instagram.com/conselhonacionaldesaude.cns

💻 www.conselho.saude.gov.br

Elis Cordeiro

Assessoria de imprensa

61 99872-1367

registrado em:
Fim do conteúdo da página