Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS participa de assinatura de cooperação para Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários

4CNGTES ETAPAS Semlogos

Início do conteúdo da página

CNS participa de assinatura de cooperação para Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários

  • Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2023, 15h35

ASSCOP 2

Acordo foi assinado pelos ministérios da Saúde e da Educação e conselhos nacionais de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Secretários Estaduais de Saúde (Conass)

Na quinta-feira (13/07), Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), esteve presente na cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Saúde (MS), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para a divulgação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU).

O aplicativo é uma iniciativa da EBSERH, empresa pública vinculada ao MEC, desenvolvido para a gestão hospitalar com foco no paciente, que disponibilizará exames e receitas médicas online. Dividido em módulos, como internação, registro do atendimento ambulatorial, estoque com rastreabilidade, exames, cirurgias e prontuário eletrônico, o AGHU será usado em todas as unidades hospitalares da Rede EBSERH.

materia ASSCOP 1

A EBSERH administra 41 hospitais universitários federais, 7,5 mil vagas de residências médica e multiprofissional em 959 programas, além de ser campo de prática para mais de 60 mil graduandos na área da saúde em 32 universidades federais.

De acordo com Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde e presidente da EBSERH, se três mil hospitais públicos fizerem a adesão ao AGHU, será possível uma economia para estados e municípios na ordem de R$ 3 bilhões. “Estamos falando de maior eficiência do gasto público, já que o gestor pode saber a quantidade necessária de produtos e insumos e ir controlando medicamentos de alto custo até a beira do leito, com diversos níveis de monitoramento passíveis de serem desenvolvidos e aplicados”, ressaltou.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, falou da iniciativa como uma transformação positiva consolidando informações da atenção primária até a especializada. “Isso garante que cada cidadão tenha todo o cuidado que ele merece nos diferentes níveis de atenção, trazendo assim a sua história e respeitando a sua cidadania. O AGHU é uma tecnologia voltada para reduzir essas desigualdades e garantir o acesso à informação e à saúde”.

materia ASSCOP 2

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o AGHU é o mais moderno dos sistemas hospitalares públicos do Brasil. “Agora, depois de assinado este acordo, teremos um segundo passo, que é a integração com as ferramentas das Unidades Básicas de Saúde e hospitais de pequeno porte para que o SUS seja totalmente interligado”, ressaltou.

O termo de cooperação técnica para compartilhamento da tecnologia foi assinado também pelo secretário-executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, e o presidente do Conasems, Wilames Freire.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página