Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Como funciona e como melhorar o SUS: curso gratuito prepara conselheir@s

4CNGTES Banner

Início do conteúdo da página

Como funciona e como melhorar o SUS: curso gratuito prepara conselheir@s

  • Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 11h54
imagem sem descrição.

Curso online Participação e Controle Social abre inscrições para nova turma no mês de setembro

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) abre inscrições para novas turmas do curso Participação e Controle Social nesta sexta-feira (01/09). As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 30 deste mês.

A qualificação prepara pessoas interessadas em assumir tarefas de participação e Controle Social no SUS, buscando capacitar a sociedade em temas relacionados à transparência pública. O curso online é direcionado a conselheiros nacionais, estaduais, distritais e municipais de saúde, mas também pode ser acessado por qualquer pessoa interessada.

As aulas, sempre online, vão começar no dia 1º de outubro e vão até o dia 30 de outubro. Ao todo, o curso tem carga horária total de 40 horas.

O curso Participação e Controle Social é uma iniciativa da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin), do CNS, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), para favorecer a atuação conjunta de órgãos de controle, escolas de governo e sociedade civil  na construção de conhecimento técnico e capacitação continuada de pessoas conselheiras.

O curso está organizado em dois módulos: Módulo Básico (Participação e controle social) e o Módulo Temático (Saúde)

O Módulo Básico apresenta 04 unidades envolvendo temas sobre a participação social, com seus recursos educacionais: materiais de estudo e exercício avaliativo. Ao cumprir todas as unidades do referido módulo e obter 60% de acerto nos exercícios, você terá acesso ao Módulo Temático Saúde.

O Módulo Temático Saúde, que está focado no Controle Social na Saúde com Ênfase no Financiamento do SUS, terá 3 unidades, abordando: Controle Social, Receita Pública e Tributação, além de Ciclo Orçamentário e Planejamento do SUS. Nesse módulo o participante também terá que obter 60% de acerto nos exercícios.

Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário no link:

http://redeconselhosdosus.net/preinscricao/ficha.php?processo=63

registrado em:
Fim do conteúdo da página