Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental abre chamada para atividades autogestionadas

4CNGTES Banner

Início do conteúdo da página

5ª Conferência Nacional de Saúde Mental abre chamada para atividades autogestionadas

  • Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 15h24
imagem sem descrição.

Pessoas interessadas devem se atentar ao prazo de submissão de propostas para avaliação da Comissão Organizadora 

A etapa nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental - Domingos Sávio (5ª CNSM) prevê a realização de atividades autogestionadas - agendas de caráter não deliberativo, de responsabilidade de organizações e instituições da sociedade civil. A 5ª CNSM acontecerá entre os dias 11 e 14 de dezembro, em Brasília, e será reservado ao primeiro dia do evento a realização de até 18 atividades, conforme o documento com orientações para a realização das autogestionadas.

As atividades são voltadas para pessoas delegadas ou mobilizadas pela organização, e estão de acordo com o Documento orientador da Etapa Nacional da 5ª CNSM. Pessoas interessadas na realização de uma atividade autogestionada devem submeter a proposta via formulário online, até o dia 05 de outubro.

A Comissão organizadora da 5ª CNSM irá avaliar as propostas inscritas de atividades autogestionadas segundo critérios como abrangência, relevância e convergência dos temas propostos em relação à temática da 5ª CNSM - “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. 

A Comissão organizadora da 5ª CNSM divulgará as atividades autogestionadas selecionadas até o dia 15 de outubro, por meio do e-mail informado no formulário e do site do Conselho Nacional de Saúde.

As atividades autogestionadas proporcionarão aos participantes da conferência um espaço físico para escuta e debate de um SUS que precisa ser observado, analisado e questionado, apontando pela participação social para um sistema de saúde que atenda as reais demandas da população.

Conferências Livres 

As Conferências Livres Nacionais de Saúde são uma inovação trazida pela 17ª Conferência Nacional de Saúde (17ª CNS), que também faz parte do processo da 5ª CNSM. Após uma avaliação positiva de participação e abertura democrática no processo das conferências livres de saúde, foi dada a possibilidade da realização dessas atividades até o dia 30 de setembro, conforme a Resolução 718, que dispões sobre as regras para sua organização. 

A 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) é o maior evento participativo da área no Brasil, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, volta a ter uma edição nacional após um hiato de 10 anos desde a última conferência. 

Acesse o documento com orientações para realização das atividades autogestionadas.

Acesse o documento orientador da 5ª CNSM 

 

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página