Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Saúde Yanomami e Política Nacional de Atenção Especializada são alguns dos temas da próxima Reunião Ordinária do CNS

4CNGTES Banner

Início do conteúdo da página

Saúde Yanomami e Política Nacional de Atenção Especializada são alguns dos temas da próxima Reunião Ordinária do CNS

  • Publicado: Sexta, 08 de Setembro de 2023, 12h15
imagem sem descrição.

Reunião do mês de setembro ainda discutirá entre outros temas encaminhamentos da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, marcada para dezembro

Nos próximos dias 13 e 14 de setembro acontece a 346ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), no plenário “Omilton Visconde”, em Brasília. A Reunião Ordinária do CNS terá transmissão ao vivo pelo canal do CNS no Youtube.

Uma das mais importantes atividades do calendário do colegiado, a 346ª RO vai deliberar sobre pontos importantes da agenda do Controle Social do SUS. Será apresentado o relatório com a situação de saúde dos povos na Terra Indígena Yanomami, elaborado após visita do Grupo de Trabalho criado pelo CNS para acompanhamento da emergência nacional. Ainda dentro da temática indígena, serão apresentados também os relatórios finais da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI), ocorrida em novembro de 2022.

A reunião, que conta com conselheiras e conselheiros nacionais de todo Brasil, ainda irá debater e deliberar sobre os seguintes temas:

- Apresentação da Política Nacional de Atenção Especializada – Pnaes;

- Lesbiandades e bissexualidade em saúde;

- Demandas e propostas da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (Cirhrt);

- Situação de saúde dos povos indígenas na Terra Yanomami

- Demandas da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5ª CNSM) e da 6ª ConferÊncia Nacional de Saúde Indígena

- Plano Plurianual 2024-2027 e demandas da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin);

- Suicídio: um risco para a saúde do trabalhador e da trabalhadora que precisa ser enfrentado.

A 346ª RO também prevê a apreciação e deliberação dos encaminhamentos do Pleno do CNS, dos documentos editados ad referendum, das demandas das Comissões Intersetoriais, Grupos de Trabalho e Câmaras Técnicas.

Os encontros das próximas terça e quarta vão acontecer sempre a partir das 9 horas, estendendo-se ao longo da tarde.

Para assistir os debates e acompanhar as decisões encaminhadas pela 346ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde pelo Youtube, acesse https://www.youtube.com/watch?v=_yBY9HfbO34, no próximo dia 13, e, no dia 14, acesse https://www.youtube.com/watch?v=MSffJQq6roc.

Confira a pauta da 346ª Reunião Ordinária do CNS


Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página