Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Participa Mais: Já se inscreveu nas oficinas de capacitação para o controle social no SUS?

4CNGTES Banner

Início do conteúdo da página

Participa Mais: Já se inscreveu nas oficinas de capacitação para o controle social no SUS?

  • Publicado: Sexta, 08 de Setembro de 2023, 13h24
imagem sem descrição.

Só este ano, 3.164 conselheiras e conselheiros de saúde e 1.208 líderes dos movimentos sociais de todas as regiões do país já garantiram suas vagas nas oficinas presenciais do Participa Mais. O programa tem como objetivo essencial a qualificação por meio da formação, o fortalecimento institucional e a produção de conhecimento.

Até agora, já foram realizadas 23 oficinas presenciais, entre elas a do Acre. Neste vídeo, as conselheiras, conselheiros e lideranças falam sobre o aprendizado, a troca de experiências, o desafio e a responsabilidade de serem multiplicadores do conhecimento em uma região diversa que envolve populações ribeirinhas, povos tradicionais, comunidades distantes da capital e pessoas migrantes, considerando que o estado faz fronteira com Peru e Bolívia.

 

“A gente percebe o quanto o controle social no Brasil exige, de fato, um olhar para cada região”, ressalta Nara Peruzzo, Educadora do Participa Mais do Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap). Ela destaca a importância do curso para capacitação de todas as pessoas que têm responsabilidade de planejar a Saúde em seus municípios, entendendo a participação do controle social não como fiscalização, mas como um processo ativo de proposição e elaboração de políticas públicas, o que é fundamental para aprimorar a entrega de serviços em cada território.

Inscrições abertas

As inscrições para oficinas em alguns estados continuam abertas, assim como as rodas de conversa e o curso de formação de formadores. As vagas são limitadas. Para se inscrever, visite o site do Ceap.

O Participa + está na terceira edição da Formação para o Controle Social no SUS e é desenvolvido pelo CNS e Ceap, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e organizado pela Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS do CNS.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página